Resumo das Solicitações (141)
Esta tela está disponível no menu Indicadores > Atendimentos > Solicitações > Resumo das Solicitações (141)

Confira nas abas abaixo as explicações e orientações referentes a esta tela.
O que é e para que serve a tela Resumo das Solicitações (141)?
O relatório Resumo das Solicitações (141) tem como objetivo apresentar uma visão consolidada e analítica das solicitações de agendamento registradas no sistema CELK Saúde, permitindo avaliar tanto o volume de solicitações quanto o tempo médio de espera, em dias, para o agendamento dessas solicitações.
Esse relatório é voltado principalmente para análise gerencial e de indicadores, sendo amplamente utilizado por equipes de gestão, regulação e planejamento assistencial para comparar desempenho entre unidades de saúde, profissionais solicitantes e tipos de procedimento.
Diferentemente de relatórios operacionais, este relatório tem caráter indicador, permitindo avaliar eficiência do acesso, comportamento da demanda e impacto das decisões regulatórias ao longo do período analisado.
Importante destacar que os pedidos de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) também são considerados neste relatório, pois, internamente, cada pedido de TFD gera uma Solicitação de Agendamento, que é utilizada como base de dados para a apuração dos indicadores apresentados.
Como é calculada a média de dias de espera?
Para o cálculo da média de dias de espera, o sistema considera apenas as solicitações que tiveram agendamento efetivado no período analisado e executa o seguinte processo:
Para cada solicitação agendada, é calculada a diferença, em dias, entre: • a data da solicitação de agendamento; e • a data do agendamento.
Os valores de dias de espera de todas as solicitações agendadas são somados.
O total é dividido pela quantidade de solicitações agendadas, resultando na média de dias de espera apresentada no relatório.
Dessa forma, o indicador reflete o tempo médio que os pacientes aguardaram até o agendamento, sendo adequado para avaliação do desempenho do processo regulatório e da capacidade de resposta do sistema.
Quais informações o relatório apresenta?
De acordo com a forma de apresentação e o tipo de resumo selecionados, o relatório exibe:
• o total de solicitações por agrupamento; • a média de dias de espera para agendamento; • totais parciais por grupo e total geral do período analisado.
Essa flexibilidade permite análises comparativas, como:
• comparação do tempo médio de espera entre unidades solicitantes; • avaliação de desempenho entre profissionais solicitantes; • identificação de tipos de procedimento com maior tempo médio de espera; • análise de impacto clínico por CID.
Quais são os principais itens de configuração envolvidos?
O relatório disponibiliza filtros que permitem análises detalhadas e comparativas:
• Unidade Solicitante: unidade de saúde que originou a solicitação; • Profissional Solicitante: profissional responsável pela solicitação; • Paciente: permite restringir a análise a um paciente específico; • Grupo de Procedimento: filtra conforme os grupos de procedimentos cadastrados; • Tipo de Procedimento: restringe a consulta a um tipo de procedimento específico; • Período: define o intervalo de datas das solicitações, podendo ser informado por mês/ano ou por período específico; • Forma de Apresentação: define como os dados serão agrupados no relatório, podendo ser: – Unidade Solicitante – Profissional Solicitante – Tipo de Procedimento – C.I.D. • Tipo de Resumo: define o eixo principal de consolidação do relatório, permitindo comparar indicadores entre: – Unidade Solicitante – Profissional Solicitante – Tipo de Procedimento – C.I.D. • Ordenação: define o critério de ordenação dos resultados: – Total de Solicitações – Dias Médios de Espera
Após a definição dos filtros, o relatório é gerado por meio da ação Gerar Relatório.
Qual a relação desta tela com outras configurações e processos do sistema?
O relatório utiliza dados provenientes dos processos de Solicitação de Agendamento, Agendamento da Lista de Espera (346) e Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777).
Inclui solicitações relacionadas a TFD, pois também geram uma Solicitação de Agendamento internamente.
Depende da correta utilização das datas de solicitação e de agendamento para cálculo adequado do indicador, principalmente nos casos de TFD, onde é possível indicar datas de agendamento retroativas.
Complementa análises realizadas em relatórios operacionais, como Relação das Solicitações e Tempo Médio da Fila de Espera.
Essa tela possui alguma dependência?
Existência de solicitações de agendamento com agendamento efetivado no período analisado.
Tipos de procedimento e grupos devidamente cadastrados.
Correto registro das datas de solicitação e agendamento.
O usuário deve possuir permissão de acesso ao relatório Resumo das Solicitações (141).
Last updated
Was this helpful?