Procedimentos (237)
Esta tela está disponível no menu Unidade Saúde > Cadastros > Básico > Procedimentos (237)

Confira nas abas abaixo as explicações e orientações referentes a esta tela.
O que é e para que serve a tela Procedimentos (237)?
A tela Procedimentos (237) exibe todos os procedimentos cadastrados e válidos na competência mais recente importada no sistema. Isso significa que, se a última competência da tabela SIGTAP importada for, por exemplo, 09/2025, a tela apresentará todos os procedimentos vigentes nessa competência, além dos procedimentos adicionais cadastrados diretamente no sistema CELK Saúde.
O cadastro de procedimentos adicionais também é realizado nesta tela, permitindo ampliar a base de procedimentos além daqueles provenientes da SIGTAP, quando necessário.
Além de listar os procedimentos, esta tela permite configurar características essenciais que impactam diretamente o registro assistencial, o faturamento e a geração de produção, como:
definição de procedimento alternativo para faturamento;
direcionamento da produção para CBO, profissional ou estabelecimento específicos;
controle de regras clínicas e administrativas associadas ao procedimento.
Atenção: mesmo a tela exibindo apenas os procedimentos válidos na competência mais recente importada no sistema, todas as competências anteriores continuar salvas no banco de dados do sistema, garantindo a consistência e compatibilidade do histórico das produções já registradas.
Quais são os principais itens de configuração envolvidos?
Descrição: nome do procedimento.
Tipo de Tabela do Procedimento: define a tabela à qual o procedimento pertence. Por padrão, o sistema utiliza a SIGTAP, mas é possível utilizar outros tipos de tabela cadastrados na tela Tipos de Tabela (507).
Validar CNS: define se, para registrar a realização do procedimento, será obrigatório informar o CNS do paciente. Atenção: se o procedimento, na tabela SIGTAP, já possuir a obrigatoriedade de CNS, essa validação será sempre exigida, independentemente dessa configuração.
Procedimento de Consulta?: configuração válida apenas para as Fichas de Procedimento do e-SUS APS. Quando definida como NÃO, o procedimento não será enviado em fichas de procedimento e-SUS.
Grupo / Subgrupo / Forma de Organização: estrutura definida conforme a tabela SIGTAP, podendo também ser utilizada para procedimentos adicionais ou pertencentes a outros tipos de tabela.
Procedimento para Faturamento: permite definir que, ao registrar um procedimento durante o atendimento (nó Procedimentos), o procedimento efetivamente faturado será outro. Exemplo: ao registrar o procedimento “Exame Eletrocardiograma em Idoso” (procedimento adicional, não existe na tabela SUS), o sistema pode faturar o procedimento 0211020036 – Eletrocardiograma. Essa mudançaé apenas a nível adminsitrativo/faturamento. No prontuário do paciente, e em todo o seu histórico clínico, é exibido o procedimento registrado pelo profissional durante o atendimento.
Dados de Faturamento SUS – CBO, Estabelecimento e Profissional: esses campos são habilitados somente quando o Procedimento para Faturamento está definido. Permitem direcionar o faturamento para um CBO, estabelecimento e/ou profissional específicos. Essa mudançaé apenas a nível adminsitrativo/faturamento. No prontuário do paciente, e em todo o seu histórico clínico, são exibidos todos os dados exatamente como registrados pelo profissional durante o atendimento.
Faturamento dos Procedimentos com Instrumento de Registro BPA-I / BPA-C: exibido apenas para procedimentos SIGTAP cujo atributo Instrumento de Registro seja BPA-I ou BPA-C. Permite definir se a produção será exportada no formato Consolidado (BPA-C) ou Individualizado (BPA-I).
CBO: permite definir ou consultar quais CBOs estão habilitados para executar o respectivo procedimento.
Qual a relação desta tela com outras configurações e processos do sistema?
O cadastro de procedimentos é um cadastro base do sistema e é utilizado em diversas outras telas e processos, sendo fundamental para o correto funcionamento do registro assistencial, da produção e do faturamento.
Os procedimentos cadastrados nesta tela são utilizados, entre outros, nos seguintes cadastros e fluxos:
Tipo de Atendimento (229);
Tipo de Procedimento (332);
Cadastro da Situação do Dente (357);
Grupo de Procedimento x Procedimento (161);
Tipo de Teste Rápido (477);
Procedimentos e-SUS (415);
Tabela de Preço dos Procedimentos (273);
Tipo de Atendimento x CBO x Procedimento (242);
Classificação de Procedimentos (306);
Atividades da Vigilância (770);
Lançamento de Produção (585);
Parâmetros (431), nó Procedimentos;
Atendimentos – nós Procedimentos e Tratamento Odontológico (266).
Por se tratar de um cadastro estruturante, é importante atenção especial às atualizações da tabela SIGTAP. Caso um procedimento seja inativado ou revogado em uma nova competência, todos os processos que ainda estiverem vinculados a esse procedimento poderão deixar de funcionar corretamente.
Exemplo: o procedimento Teste rápido para sífilis na gestante ou pai/parceiro (0214010082) foi revogado na competência 08/2025. Caso ainda esteja vinculado a um Tipo de Teste Rápido (477), o sistema exibirá mensagem de procedimento inválido ao tentar realizar o teste. O mesmo cenário se aplica a exames vinculados a procedimentos inativos (tela Grupo de Procedimento x Procedimento – 161) ou a tipos de atendimento (tela 229).
Essa tela possui alguma dependência?
É necessário que exista ao menos um Tipo de Tabela de Procedimentos previamente cadastrado na tela Tipos de Tabela (507).
Para procedimentos SIGTAP, é indispensável que a tabela SIGTAP esteja importada e atualizada no sistema.
Last updated
Was this helpful?