Retorno da Regional (418)

Esta tela está disponível no menu Agenda > TFD > Processos > Retorno da Regional (418)

Confira nas abas abaixo as explicações e orientações referentes a esta tela.

O que é e para que serve a tela Retorno da Regional (418)?

A tela Retorno da Regional é utilizada para registrar, no sistema, o parecer emitido pela Regional de Saúde de referência após a análise dos pedidos de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) que foram previamente encaminhados para avaliação.

Cada retorno é registrado individualmente por Pedido de TFD, permitindo que o município acompanhe formalmente o desfecho da análise realizada pela Regional e dê continuidade adequada ao fluxo do processo, conforme o parecer recebido.

Os pareceres possíveis são:

  • Autorizado: O pedido foi aprovado pela Regional. Nessa situação, é obrigatório informar, na própria tela de retorno, os dados de agendamento do procedimento (estabelecimento, profissional, data e hora). Utilize o botão 'Marcar Retorno' para deixar previamente agendado outras viagens do paciente relacionadas a esse mesmo pedido, para tratamentos que envolvem várias sessões (fisioterapia, quimioterapia, hemodiálise, etc)

  • Pendente/Regulação: O pedido foi autorizado, porém ainda não há data definida para o atendimento. O processo permanecerá pendente e será exibido posteriormente na tela Marcação dos Agendamentos Pendentes (426), onde o agendamento poderá ser concluído quando houver disponibilidade.

  • Inconclusivo: A Regional identificou a necessidade de informações adicionais para concluir a análise. Deve-se registrar a justificativa e as orientações recebidas. Esses pedidos passam a ser acompanhados pela tela Análise dos Pedidos Inconclusivos (420).

  • Negado: O pedido foi avaliado e negado pela Regional. É obrigatório o preenchimento da justificativa. Nesse caso, o pedido de TFD é encerrado e não poderá mais seguir no fluxo de tramitação.

  • Cancelamento Paciente: Utilizado quando o próprio paciente solicita o cancelamento do processo de TFD durante a análise regional.

Essa tela é essencial para a continuidade do fluxo de TFD nos municípios que utilizam o processo formal de encaminhamento à Regional de Saúde, garantindo rastreabilidade, controle e segurança administrativa.

Last updated

Was this helpful?