3.1.274 - 31/03/2025
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Local: Geral > CADSUS > Relatórios > Relação dos Pacientes para Conferência (358)
A partir desta versão, o usuário tem a possibilidade de fazer a geração de relatórios no formato XLS (Excel) na tela Relação dos Pacientes para Conferência (358).
Esse formato é muito utilizado e permite o trabalho com outras ferramentas, como planilhas, facilitando a organização e conferência das informações de forma mais prática e flexível.
Para fazer a geração do relatório no formato XLS, basta selecionar essa opção no campo Tipo de Arquivo. Veja a imagem de exemplo:
Local: Geral > CADSUS > Etiqueta do Paciente (945)
Realizamos uma melhoria no sistema referente à geração da etiqueta de identificação do paciente. Agora, quando a mãe for cadastrada como Mãe Desconhecida, o nome do pai será apresentado corretamente no campo Filiação.
Com essa melhoria, além de evitar espaços em branco indevidos na etiqueta, também atendemos as solicitações de responsáveis legais que desejam ver seu nome registrado na etiqueta.
Local: Agenda > Processos > Regulação da Solicitação (350)
Realizamos um ajuste na tela Regulação da Solicitação (350) para que o usuário possa ordenar as colunas conforme o desejado, seja de forma crescente ou decrescente.
Veja uma imagem de exemplo da tela Regulação da Solicitação com as colunas:
Local: Unidade Saúde > Exames > Cadastros > Consulta PPI (155)
A partir desta versão, disponibilizamos a funcionalidade que decrementa o saldo no valor global da PPI (tela Consulta da PPI (155)), além de fazer o registro das alterações em ocorrências.
Essa funcionalidade vem com o objetivo de permitir ajustes financeiros ágeis e rastreáveis, além de ser uma funcionalidade essencial que traz maior transparência, flexibilidade e eficiência à gestão financeira, assegurando que o sistema se adapte automaticamente às necessidades de cada período, sem comprometer o cumprimento das pactuações firmadas e respeitando a programação orçamentária previamente definida.
Para isso, criamos um botão de ação (ícone de subtração) em cada registro. Ao clicar no botão, uma janela é aberta com as seguintes informações:
Campos apenas para leitura das informações:
Secretaria;
CNES;
Classificação;
Saldo Disponível.
Campos com ação para o usuário:
Valor Decremento: neste campo, pode-se inserir o valor do decremento (ele é validado para ser > 0 e ≤ saldo disponível);
Descrição: este campo é de preenchimento obrigatório e ele faz o registro da descrição em ocorrências.
Ao fazer a confirmação, o sistema:
Atualiza o valor global (decrementando o saldo);
Registra a ocorrência com o tipo Decremento, descrição, data/hora e usuário responsável.
Veja uma imagem de exemplo da janela com as informações:
Local: Frota > Lançamentos > Roteiro de Viagem (421)
Visando a evolução e melhoria contínua do sistema, bem como uma melhor usabilidade e mais segurança na navegação do usuário, adicionamos uma camada de segurança para prevenir a exclusão acidental de registros de viagens no sistema, garantindo que apenas ações intencionais sejam executadas.
Com isso, ao clicar no botão Remover, o sistema passa a exibir um pop-up de confirmação de exclusão da viagem com a seguinte mensagem: Deseja realmente excluir essa viagem? Essa mensagem é apresentada com as opções:
Sim: selecionando esta opção, o usuário confirma a exclusão da viagem no sistema;
Não: clicando nesta opção, a operação é cancelada e a exclusão da viagem não é feita.
Veja uma imagem de exemplo do pop-up:
Local: Agenda > Cadastros > Tipo de Procedimento (332)
A partir desta versão, disponibilizamos um novo container na parte de cadastros da tela Consulta Tipo de Procedimento (332), sendo ele: Usuários habilitados a realizar agendamentos. Com esse novo container, o Cliente pode informar quais são os usuários que podem fazer ações nas seguintes telas:
Agendamento da Lista de Espera (346);
Regulação da Solicitação (350); e
Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777).
O comportamento dessas telas ocorre da seguinte forma:
Agendamento da Lista de Espera (346):
É validada a permissão web Visualizar Tipo Proc Agend;
Ao desmarcar a validação web, o sistema aplica a validação do usuário feita na tela Consulta Tipo de Procedimento (332).
Regulação da Solicitação (350):
É validada a permissão web Visualizar Tipo Proc Agend;
Ao desmarcar a validação web, o sistema aplica a validação da empresa e do usuário feita na tela Consulta Tipo de Procedimento (332).
Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777):
É validada a permissão web Visualizar Tipo Proc Agend;
Ao desmarcar a validação web, o sistema aplica a validação da empresa e do usuário feita na tela Consulta Tipo de Procedimento (332).
Essa alteração vem com o objetivo de trazer mais segurança, pois somente os usuários autorizados podem acessar e executar agendamentos nas respectivas telas. Isso evita possíveis erros e acessos indevidos, tendo em vista esse controle para regular e agendar procedimentos.
Local: Agenda > Leito > Cadastro > Consulta de AIH (293)
Visando a evolução e melhoria contínua do sistema e de suas rotinas, implementamos o checkbox (caixa de seleção) Necessita Avaliação Especialista no quadro Procedimento Solicitado (acessado pelo botão Novo, da tela Consulta de AIH (293)). Esse novo checkbox vem com o objetivo para que seja feita uma avaliação prévia antes da AIH ir para o Regulador (tela Regulação de AIH (1034)).
Ao marcar o checkbox Necessita Avaliação Especialista, o status é atualizado para Avaliação Especialista e, então, fica no aguardo de um especialista entrar e verificar. Caso contrário, a AIH vai para a tela Regulação de AIH (1034) com o status Aguardando Análise. O sistema, por sua vez, exibe uma confirmação e registra a ação em ocorrências.
Veja uma imagem de exemplo do checkbox:
Na tela Consulta de AIH (293), pode-se filtrar pela situação Avaliação Especialista. Veja uma imagem de exemplo:
Essa alteração no sistema garante uma avaliação técnica especializada antes da regulação, evitando retrabalhos e melhorando a qualidade do processo.
Local: Agenda > Cadastros > Tipo de Procedimento (332)
A partir desta versão, implementamos uma nova regra para o campo Valida Consulta (Regulada) Anterior, presente na tela Consulta Tipo de Procedimento (332). Agora, o sistema passa a fazer uma validação no momento do cadastro pelas telas Agendamento da Lista de Espera (346) e Consulta da Solicitação de Agendamento (611) - ou seja, assim que o usuário clica no botão Salvar, a validação já é feita.
Essa nova regra, por sua vez, considera se já houve um agendamento anterior com a Situação = Confirmada, ou seja, onde o paciente já compareceu à unidade prestadora para realizar o procedimento. Caso o paciente não tenha passado por uma consulta com um especialista, o sistema não permite salvar e, então, apresenta a seguinte mensagem: O paciente não possui nenhuma consulta com especialista.
Informação!
Para que o sistema faça o alerta se a consulta do paciente é atual, torna-se necessário configurar o parâmetro DiasLimiteparaRetornoConsultaEspecialista. O valor desse parâmetro é definido em dias e ele é configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Agendamento > Regulação.
Caso o valor do parâmetro seja 0 (zero) ou vazio, a regra não é aplicada no sistema.
Esse ajuste no sistema visa atender regras de regulação, na qual uma consulta de retorno deve ter, primeiramente, uma consulta na mesma especialidade ou uma consulta com um especialista.
Local: Agenda > Processos > Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777)
Realizamos uma melhoria na tela Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777), onde disponibilizamos a coluna Exames. A adição dessa coluna, que traz a descrição do exame, visa agilizar a visualização das solicitações, trazendo mais praticidade e eliminando a necessidade de acessar cada solicitação individualmente, otimizando o fluxo de trabalho dos reguladores que precisam editar o encaminhamento para conseguir visualizar quais os exames solicitados.
Veja uma imagem de exemplo da coluna Exames:
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos a integração da solicitação da AIH ao registro de prontuário. Com isso:
Fizemos a implementação da gravação automática da AIH no NÓ Laudo AIH do prontuário eletrônico, assim que é emitida na tela Consulta de Atendimentos (266);
Criamos a opção Laudo AIH no dropdown do NÓ Histórico Clínico para organizar essas informações;
Implementamos a visualização de todos os campos essenciais da AIH na consulta no prontuário:
Procedimento solicitado;
Justificativa clínica;
Sinais e sintomas;
Resultados de exames;
CID principal;
Dados da clínica; e
Tipo de internação.
Implementamos a apresentação dessas informações na impressão do prontuário (tela Impressão do Prontuário (320)), garantindo que todos os dados relevantes estejam disponíveis no documento físico.
Essa integração visa melhorar a rastreabilidade e o acesso às informações da AIH no prontuário do paciente, garantindo que os profissionais de saúde tenham acesso completo ao histórico de atendimentos.
Local: Agenda > Processos > Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777)
Disponibilizamos dois novos filtros na tela Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777), sendo eles:
Classificação de Risco; e
Subclassificação.
Essa implementação vem com o objetivo de facilitar a busca de pacientes, sendo possível filtrar de forma mais prática e assertiva.
Informação!
Por padrão, o valor dos filtros Classificação de Risco e Subclassificação é definido como Todos.
Veja uma imagem de exemplo dos novos filtros na tela Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777):
Além disso, reposicionamos a coluna Reclassificação para que ela seja apresentada após a CR (Classificação de Risco), melhorando a visualização do fluxo.
Local: Agenda > Leito > Relatórios > Mapa de Leitos (473)
Realizamos uma melhoria no layout do relatório Mapa de Leitos (473), onde o nome de cada coluna passou a ser identificada, trazendo mais clareza nas informações apresentadas.
Além disso, também fizemos outras modificações para melhor atender o usuário. Veja:
Ajustamos o relatório para que ele apresente uma empresa por página, caso o filtro Unidade não seja preenchido;
Fizemos um ajuste no posicionamento da impressão para o formato retrato;
Ajustamos para que seja apresentado o nome da empresa, caso as informações sejam exibidas em duas ou mais páginas;
Inserimos em cada pagina o nome das colunas da tabela, contendo as colunas: Leito, Tipo de leito, Sexo e Situação/Paciente.
Essas alterações foram feitas com o intuito do usuário ter um entendimento claro das informações apresentadas, deixando-as mais organizadas.
Local: Agenda > Leito > Processos > Regulação de AIH - MR2 (1185)
A partir desta versão, disponibilizamos a tela Regulação de AIH - MR2 (1185) no sistema. Essa nova tela vem com o objetivo de o MR2 realizar a segunda avaliação das AIHs, garantindo que somente ele tenha permissão para aprovar, negar ou devolver as solicitações.
Até então, algumas AIHs eram autorizadas diretamente após a primeira avaliação do MR1. Porém, em alguns casos, torna-se necessário que um segundo Médico Regulador (MR2) faça uma nova avaliação antes da autorização final. Com isso, esta implementação traz um maior controle sobre solicitações específicas, como as que envolvem critérios de gravidade ou cota direta, reduzindo riscos e assegurando que os recursos sejam alocados corretamente.
Informação!
A utilização da nova tela é controlada pelo parâmetro de configuração UtilizaProcessoRegulaçãoMR2paraAIHs e não tem impacto em Clientes que não utilizam esta funcionalidade.
Com isso, para passar a utilizar a nova funcionalidade, torna-se necessário ativar o parâmetro UtilizaProcessoRegulaçãoMR2paraAIHs no caminho Agendamento > Regulação, presente na tela Parâmetro GEM (401).
Por padrão, o valor do parâmetro é definido como Não. Ao defini-lo como Sim, ele envia AIHs, cujo status são Mudança de procedimento, Critério de gravidade, Negada pela unidade ou Cota direta com a situação como sendo Autorizada para a aprovação de um segundo Médico Regulador.
Quando o parâmetro está ativo, as AIHs com as seguintes situações não são direcionadas para a tela Regulação de AIH (1034):
Mudança de Procedimento;
Negada pela unidade;
Autorizada cota direta.
Veja uma imagem de exemplo da nova tela:
Local: Materiais > Básico > CATMAT (972)
Para que o sistema ficasse em conformidade com as modificações da Tabela CATMAT, realizamos algumas alterações na tela Consulta CATMAT (972) para garantir a padronização e disponibilidade dos itens de acordo com a Tabela. Sendo assim, com essa adequação do sistema, além de mantermos a conformidade com os padrões vigentes, também trazemos a garantia de que os usuários tenham acesso às informações mais recentes da Tabela CATMAT.
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema para que as medicações e produtos suspensos continuem visíveis na prescrição de forma clara e sinalizada, com a justificativa da suspensão disponível para consulta.
Essa funcionalidade vem com o objetivo de garantir que a equipe de enfermagem e farmácia tenha acesso às informações completas, evitando erros no atendimento. Com isso, os itens suspensos em uma prescrição interna passam a ser apresentados no clone da prescrição, bem como impressos na emissão da prescrição.
Para que o Sistema Celk ficasse em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação - Versão 6.3.3 (regras do LEDI e-SUS), atualizamos o cadastro e integração das seguintes Vacinas da Estratégia Bloqueio:
VACINA (14) FEBRE AMARELA:
Criada (8) DOSE (D)
Criada (9) DOSE ÚNICA (DU)
VACINA (24) SARAMPO, CAXUMBA, RUBÉOLA:
Criada (1) 1ª DOSE (D1)
Criada (2) 2ª DOSE (D2)
Criada (8) DOSE (D)
Criada (57) DOSE ZERO (D0)
VACINA (25) DIFTERIA E TÉTANO ADULTO:
Criada (1) 1ª DOSE (D1)
Criada (2) 2ª DOSE (D2)
Criada (3) 3ª DOSE (D3)
Criada (38) REFORÇO (REF)
VACINA (34) VARICELA:
Criada (1) 1ª DOSE (D1)
Criada (2) 2ª DOSE (D2)
Criada (9) DOSE ÚNICA (DU)
Criada (57) DOSE ZERO (D0)
VACINA (41) MENINGO C:
Criada (1) 1ª DOSE (D1)
Criada (2) 2ª DOSE (D2)
Criada (9) DOSE ÚNICA (DU)
Criada (38) REFORÇO (REF)
VACINA (46) DTP:
Criada (6) 1º REFORÇO (R1)
Criada (7) 2º REFORÇO (R2)
VACINA (55) HEPATITE A INFANTIL:
Criada (9) DOSE ÚNICA (DU)
VACINA (56) SARAMPO, CAXUMBA, RUBÉOLA E VARICELA:
Criada (9) DOSE ÚNICA (DU)
VACINA (57) DTPA ADULTO:
Criada (8) DOSE (D)
VACINA (74) MENINGO ACWY:
Criada (1) 1ª DOSE (D1)
Criada (2) 2ª DOSE (D2)
Criada (9) DOSE ÚNICA (DU)
Criada (38) REFORÇO (REF)
Para que o Sistema Celk ficasse em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação - Versão 6.3.3 (regras do LEDI e-SUS), atualizamos o cadastro e integração das Vacinas da Estratégia Rotina, incluindo a seguinte vacina:
VACINA (109) VACINA VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (RECOMBINANTE, ADJUVADA):
Criada (10) REVACINAÇÃO (REV)
Local: Geral > CADSUS > Pacientes (3)
Realizamos um ajuste no campo Grupo de Vacinação, presente na tela Pacientes (3), para garantir a conformidade com o layout do e-SUS e evitar divergências no envio de fichas ROTINA para a RNDS. Com isso, fizemos um ajuste para que a opção Todos seja atualizada com o valor Nulo, eliminando possíveis erros e divergências no envio de dados para a RNDS.
Local: Vacinas > RNDS > Consultas > Consulta Integração (1025)
A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema referente à integração de dados com a RNDS - RIA. Agora, é feita uma validação interna para que os dados não sejam enviados à RNDS, caso alguma das validações esteja incorreta ou incompleta.
Essa melhoria vem com o objetivo de evitar o envio de uma vacina aplicada, por exemplo, sem possuir todos os dados necessários.