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Nesta página
  • Alterações e novidades
  • Melhoria na impressão do Parecer
  • Disponibilizada a impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano
  • Possibilidade de incluir mais de um diluente por medicamento
  • Melhoria no sistema para automatizar a identificação do dia atual do tratamento
  • Melhorias na tela 178
  • Ajuste no sistema para exibir prescrições antigas
  • Disponibilizada a opção de inativar procedimento
  • Disponibilizada a tela Consulta de Eventos do Sistema
  • Ajuste na devolução de medicamentos da tela 259
  • Informação de localização nos relatórios de estoque
  • Nova tela para exportação de relatório
  • Geração de relatórios no formato XLS

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  1. Release Notes
  2. Celk Hospital
  3. 2025

Celk Hospital — 4.7.114 | 16/05/2025

Alterações e novidades

Melhoria na impressão do Parecer

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, realizamos uma melhoria na impressão do Parecer para que sejam apresentados os dados completos do paciente, sendo:

  • Nome;

  • CNS;

  • Data de nascimento;

  • Idade;

  • Mãe;

  • Sexo;

  • Setor;

  • Atendimento;

  • Convênio; e

  • Leito.


Disponibilizada a impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano

Locais:

  • Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

  • Cadastros > Materiais > Grupo/Subgrupo (75)

  • Cadastros > Materiais > Medicamentos (94)

  • Materiais > Saídas > Dispensação > Dispensação das Prescrições (476)

A partir desta versão, está disponível no sistema a impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano. Para que seja possível fazer essa impressão, disponibilizamos o novo campo Antimicrobiano na tela Cadastro Grupo Produto e SubGrupos (acessada pelo botão Novo, da tela Consulta Grupo Produto (75)).

Veja informações sobre o comportamento do campo Antimicrobiano:

  • Campo Antimicrobiano definido como Sim: ao selecionar esta opção e um medicamento estiver configurado na tela Consulta de Medicamentos (94) com esse grupo e subgrupo, o sistema irá disponibilizar ao usuário a possibilidade de impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano;

  • Campo Antimicrobiano definido como Não (valor padrão): ao selecionar esta opção, o sistema não disponibiliza a opção de impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano.

Para atender esta melhoria, também fizemos outras alterações no sistema. Veja:

  • Adicionamos a coluna Antimicrobiano no quadro dos subgrupos já cadastrados para esse grupo:

  • No NÓ Prescrição Interna/Evolução, da tela Consulta de Atendimentos (266), quando houver um medicamento na prescrição com o campo Antimicrobiano definido como Sim, o sistema passa a habilitar a possibilidade de impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano. Para isso, disponibilizamos um botão de impressão no quadro que lista os medicamentos da prescrição;

  • O Formulário de Dispensação de Antimicrobiano também está disponível para impressão no NÓ Prescrição Interna. No formulário impresso, as informações do medicamento são preenchidas conforme o DE > PARA. Veja:

    • Antimicrobiano > Nome do medicamento;

    • Apresentação > Em branco;

    • Via de Adm > Via;

    • Dose > Quantidade;

    • Intervalo > Agora, 24/24, 12/12 etc.;

    • Duração > Período de tratamento.

Informação!

Quando é feita uma prescrição de medicamento para o paciente, e essa possui algum medicamento antimicrobiano, o formulário também fica disponível na tela Impressão das prescrições (476).


Possibilidade de incluir mais de um diluente por medicamento

Local: Cadastros > Materiais > Medicamentos (94)

Realizamos uma melhoria no sistema para que seja possível o usuário inserir mais de um diluente ao cadastro do medicamento, além de também possibilitar que esses diluentes sejam selecionados quando o medicamento for prescrito.

Veja as modificações feitas no sistema para atender esta melhoria:

No cadastro do medicamento (tela Consulta de Medicamentos (94)), quando o medicamento estiver com o campo Contém Diluente definido como Sim, o quadro Dados Diluição é apresentado no sistema, sendo possível o usuário inserir mais de um diluente ao cadastro do medicamento.

Veja uma imagem de exemplo:

Informação!

  • O sistema não permite fazer a inserção de diluente repetido;

  • Para cada diluente informado, deve-se informar as características no quadro Dados Diluição;

  • Os diluentes adicionados são apresentados no quadro abaixo do quadro Dados Diluição;

  • O sistema permite que o usuário edite e exclua os diluentes.

Ao prescrever um medicamento no NÓ Prescrição Interna/Evolução que esteja configurado com diluente, o sistema habilita o botão Diluentes para que possa ser informado quais diluentes serão utilizado com aquele medicamento.

Veja mais informações do comportamento:

  • O sistema permite selecionar mais de um diluente para o mesmo medicamento;

  • O sistema não permite informar o mesmo diluente duas vezes para o mesmo medicamento na mesma prescrição

  • Ao fazer a impressão da prescrição, também são apresentados os diluentes informados para o medicamento na prescrição;

  • O botão Diluentes fica habilitado apenas quando o medicamento prescrito está configurado com algum diluente;

  • O usuário pode remover os diluentes que foram adicionados na prescrição;

  • Ao acessar os NÓs de Prescrição (Prescrição Interna/Evolução (PRESCRICAO_INTERNA_INTERNACAO) e Prescrição Interna (PRESCRICAO_INTERNA_ENFERMAGEM)) e clicar em uma prescrição, o sistema apresenta os diluentes do medicamento, assim como é feito com as Soluções;

  • Os diluentes configurados para o medicamento são apresentados sempre que esse medicamento está sendo prescrito no NÓ Prescrição Interna/Evolução (PRESCRICAO_INTERNA_INTERNACAO).


Melhoria no sistema para automatizar a identificação do dia atual do tratamento

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema para automatizar a identificação do dia atual do tratamento (exemplo: D1, D2, DN etc.) sempre que um médico clonar uma receita de um medicamento com período de tratamento definido (exemplo: antibióticos). Com isso, essa melhoria elimina a necessidade de registro manual no campo de evolução, além de possuir mais precisão e agilidade no controle de tratamentos prolongados.

Veja mais informações sobre as alterações feitas no sistema:

Tabela Medicamentos (94):

  • Adicionamos o campo Antibiótico no grupo Dados da Dispensação/Prescrição. Esse novo campo possui as opções Sim e Não (valor padrão);

  • Mapeamento: relacionamos com a flag flag_tratamento_prolongado_antibiotico (0 - Não, 1 - Sim) na tabela de produtos.

Tela Consulta de Atendimentos (266):

  • No quadro Medicamentos, presente no NÓ Prescrição Interna/Evolução, adicionamos a coluna Dia do Tratamento (exemplo: D1) para os medicamentos marcados como Antibióticos na tela Consulta de Medicamentos (94).

    • Regra: os medicamentos com o campo Antibiótico definido como Sim na tela Consulta de Medicamentos (94) exibem a informação do id. tratamento.

Nova prescrição:

  • Os novos antibióticos adicionados pelo botão Nova prescrição iniciam sempre como D1.

Clonagem de prescrição:

  • Incrementa automaticamente o dia do tratamento (exemplo: de D1 para D2).

    • Se o dia já existir, então o id. tratamento pula para o próximo (exemplo: se D2 existe, cria D3).

Validações:

  • O dia do tratamento é exibido apenas para antibióticos (flag = Sim);

  • A numeração é feita de forma sequencial e sem repetições.

Impressão:

  • Na impressão, realizamos a implementação da informação do id. tratamento.


Melhorias na tela 178

Local: Materiais > Saídas > Relatórios > Relação das Dispensações (178)

Visando a evolução e melhoria contínua do sistema, realizamos algumas melhorias na tela Relatório Dispensação de Medicamentos (178).

Veja as alterações:

  • Adicionamos os filtros Profissional Dispensador e Profissional Prescritor;

  • No campo Tipo de Receita, disponibilizamos opções para que elas possam ser selecionadas;

  • Disponibilizamos o campo Listar Apenas Dispensações dos Produtos Selecionados com as opções Sim e Não;

  • Ajustamos a exportação de arquivo para os formatos CSV e XLS;

  • No PDF, adicionamos novos campos, sendo eles: Profissional, Nº Receita, Unidade e Tipo de Receita.

Essas melhorias têm o objetivo de trazer maior consistência na utilização da tela, bem como uma melhor usabilidade.


Ajuste no sistema para exibir prescrições antigas

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, realizamos uma alteração no sistema para que sejam apresentadas as prescrições antigas. Além disso, o usuário também tem a possibilidade de fazer a impressão das prescrições e cloná-las.


Disponibilizada a opção de inativar procedimento

Local: Configurações > Atendimento > Exames > Tipo de Exame x Procedimento (161)

Visando a evolução e melhoria contínua da nossa solução, implementamos a funcionalidade de desativar procedimento na tela Consulta Tipo de Exame X Procedimento (161). Para isso, adicionamos o botão Desativar para que o usuário possa desabilitar um procedimento selecionado.

Veja uma imagem de exemplo do botão Desativar:

Ao clicar no botão, o sistema apresenta uma mensagem de confirmação antes de desativar o procedimento, garantindo uma ação consciente.

Além disso, também incluímos o botão Ativar, para que o usuário possa reativar procedimentos desativados. Ao clicar no botão, o sistema também exibe uma mensagem de confirmação antes de fazer a ativação, assegurando a ação desejada.

Para complementar e atender melhor esta implementação, disponibilizamos o filtro Situação na tela Consulta Tipo de Exame X Procedimento (161) com as seguintes opções para poder para filtrar os procedimentos:

  • Ativo (valor padrão);

  • Inativo; e

  • Ambos.

Os NÓs Requisição de Exames e Solicitação de Exames não irão exibir os procedimentos desativados. Além disso, é feita uma validação no campo Exame para ocultar os procedimentos inativos, mantendo apenas os ativos.

Essa melhoria vem com o objetivo de permitir uma melhor gestão dos procedimentos realizados pelo Município, dando a possibilidade de desativar os procedimentos que não são mais ofertados, por exemplo.


Disponibilizada a tela Consulta de Eventos do Sistema

Local: Configurações > Sistema > Eventos do Sistema (666)

A partir desta versão, está disponível no sistema a tela Consulta de Eventos do Sistema (666). Essa nova tela vem com o objetivo de poder consultar os eventos realizados no sistema.

Veja uma imagem de exemplo da tela Consulta de Eventos do Sistema (666):


Ajuste na devolução de medicamentos da tela 259

Local: Materiais > Entradas > Dispensação > Devolução de Medicamentos e Materiais (259)

Realizamos um ajuste na tela Devolução de Medicamentos (259) referente às movimentações de estoque. Agora, com esse ajuste, os perfis com nível Master e Admin não mais farão devoluções de estoque pela tela Devolução de Medicamentos (259).

Para que seja possível fazer a devolução de uma prescrição ao estoque, o usuário deve ter a permissão web Apenas inf. valor devolução desmarcada.


Informação de localização nos relatórios de estoque

Locais:

  • Materiais > Estoque > Relatórios > Movimentação do Estoque (28)

  • Materiais > Estoque > Relatórios > Saldo do Estoque (63)

A partir desta versão, implementamos a exibição da localização de estoque nos seguintes relatórios: Relatório de Movimentação do Estoque (28) e Saldo do Estoque (63). Essa implementação visa facilitar a rastreabilidade dos materiais, auxiliando na organização e localização do estoque das unidades e farmácias.

Veja mais informações de cada relatório:

Relatório de Movimentação do Estoque (28):

  • Adicionamos o campo Localização Estrutura;

  • Incluímos os dados de localização na impressão.

Saldo do Estoque (63):

  • Adicionamos o novo filtro Forma de Organização = Localização;

  • Incluímos a informação da localização no relatório impresso.

Informação!

Para que a informação de estoque passe a ser apresentada nos relatórios, torna-se necessário definir o parâmetro utilizaLocalizacaoEstoque como Sim. Esse parâmetro, entretanto, pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Materiais > Dispensação.

Ao definir o parâmetro utilizaLocalizacaoEstoque como Sim, o campo Localização Estruturada passa a ficar habilitado na tela Lançamento no Estoque (30). Os valores apresentados no campo Localização Estruturada, por sua vez, são os registros cadastrados na tela Consultar Estrutura/Localização (794).

Já para os registros da tela Consultar Estrutura/Localização (794) serem exibidos na tela Lançamento no Estoque (30), o campo Visível (presente na tela Consultar Estrutura/Localização (794)) precisa estar definido como Sim.


Nova tela para exportação de relatório

Locais:

  • Geral > Exportação > Cadastro > Consulta (1105)

  • Geral > Exportação > Processo > Exportação da consulta (1106)

A partir desta versão, disponibilizamos a tela Exportação da Consulta (1106) para que seja possível fazer a exportação de relatórios nos formatos XLS s CSV.

Informação!

Na tela Consultas (1105) é feita a inserção do SQL e na tela Exportação da Consulta (1106) é feita a exportação do relatório.


Geração de relatórios no formato XLS

Local: Materiais > Estoque > Relatórios > Movimentação do Estoque (28)

Realizamos um ajuste na tela Relatório de Movimentação do Estoque (28) para que seja possível fazer a geração de relatórios no formato XLS de maneira correta.

Atualizado há 9 dias

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Coluna Antimicrobiano
Campo Contém Diluente definido como Sim, apresentando o quadro Dados Diluição
Botão Diluentes
Botão Desativar
Nova tela Consulta de Eventos do Sistema (666)