Celk Hospital — 4.7.114 | 16/05/2025
Alterações e novidades
Melhoria na impressão do Parecer
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos uma melhoria na impressão do Parecer para que sejam apresentados os dados completos do paciente, sendo:
Nome;
CNS;
Data de nascimento;
Idade;
Mãe;
Sexo;
Setor;
Atendimento;
Convênio; e
Leito.
Disponibilizada a impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano
Locais:
Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
Cadastros > Materiais > Grupo/Subgrupo (75)
Cadastros > Materiais > Medicamentos (94)
Materiais > Saídas > Dispensação > Dispensação das Prescrições (476)
A partir desta versão, está disponível no sistema a impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano. Para que seja possível fazer essa impressão, disponibilizamos o novo campo Antimicrobiano na tela Cadastro Grupo Produto e SubGrupos (acessada pelo botão Novo, da tela Consulta Grupo Produto (75)).
Veja informações sobre o comportamento do campo Antimicrobiano:
Campo Antimicrobiano definido como Sim: ao selecionar esta opção e um medicamento estiver configurado na tela Consulta de Medicamentos (94) com esse grupo e subgrupo, o sistema irá disponibilizar ao usuário a possibilidade de impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano;
Campo Antimicrobiano definido como Não (valor padrão): ao selecionar esta opção, o sistema não disponibiliza a opção de impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano.
Para atender esta melhoria, também fizemos outras alterações no sistema. Veja:
Adicionamos a coluna Antimicrobiano no quadro dos subgrupos já cadastrados para esse grupo:
No NÓ Prescrição Interna/Evolução, da tela Consulta de Atendimentos (266), quando houver um medicamento na prescrição com o campo Antimicrobiano definido como Sim, o sistema passa a habilitar a possibilidade de impressão do Formulário de Dispensação de Antimicrobiano. Para isso, disponibilizamos um botão de impressão no quadro que lista os medicamentos da prescrição;
O Formulário de Dispensação de Antimicrobiano também está disponível para impressão no NÓ Prescrição Interna. No formulário impresso, as informações do medicamento são preenchidas conforme o DE > PARA. Veja:
Antimicrobiano > Nome do medicamento;
Apresentação > Em branco;
Via de Adm > Via;
Dose > Quantidade;
Intervalo > Agora, 24/24, 12/12 etc.;
Duração > Período de tratamento.
Possibilidade de incluir mais de um diluente por medicamento
Local: Cadastros > Materiais > Medicamentos (94)
Realizamos uma melhoria no sistema para que seja possível o usuário inserir mais de um diluente ao cadastro do medicamento, além de também possibilitar que esses diluentes sejam selecionados quando o medicamento for prescrito.
Veja as modificações feitas no sistema para atender esta melhoria:
No cadastro do medicamento (tela Consulta de Medicamentos (94)), quando o medicamento estiver com o campo Contém Diluente definido como Sim, o quadro Dados Diluição é apresentado no sistema, sendo possível o usuário inserir mais de um diluente ao cadastro do medicamento.
Veja uma imagem de exemplo:
Ao prescrever um medicamento no NÓ Prescrição Interna/Evolução que esteja configurado com diluente, o sistema habilita o botão Diluentes para que possa ser informado quais diluentes serão utilizado com aquele medicamento.
Veja mais informações do comportamento:
O sistema permite selecionar mais de um diluente para o mesmo medicamento;
O sistema não permite informar o mesmo diluente duas vezes para o mesmo medicamento na mesma prescrição
Ao fazer a impressão da prescrição, também são apresentados os diluentes informados para o medicamento na prescrição;
O botão Diluentes fica habilitado apenas quando o medicamento prescrito está configurado com algum diluente;
O usuário pode remover os diluentes que foram adicionados na prescrição;
Ao acessar os NÓs de Prescrição (Prescrição Interna/Evolução (PRESCRICAO_INTERNA_INTERNACAO) e Prescrição Interna (PRESCRICAO_INTERNA_ENFERMAGEM)) e clicar em uma prescrição, o sistema apresenta os diluentes do medicamento, assim como é feito com as Soluções;
Os diluentes configurados para o medicamento são apresentados sempre que esse medicamento está sendo prescrito no NÓ Prescrição Interna/Evolução (PRESCRICAO_INTERNA_INTERNACAO).
Melhoria no sistema para automatizar a identificação do dia atual do tratamento
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema para automatizar a identificação do dia atual do tratamento (exemplo: D1, D2, DN etc.) sempre que um médico clonar uma receita de um medicamento com período de tratamento definido (exemplo: antibióticos). Com isso, essa melhoria elimina a necessidade de registro manual no campo de evolução, além de possuir mais precisão e agilidade no controle de tratamentos prolongados.
Veja mais informações sobre as alterações feitas no sistema:
Tabela Medicamentos (94):
Adicionamos o campo Antibiótico no grupo Dados da Dispensação/Prescrição. Esse novo campo possui as opções Sim e Não (valor padrão);
Mapeamento: relacionamos com a flag flag_tratamento_prolongado_antibiotico (0 - Não, 1 - Sim) na tabela de produtos.
Tela Consulta de Atendimentos (266):
No quadro Medicamentos, presente no NÓ Prescrição Interna/Evolução, adicionamos a coluna Dia do Tratamento (exemplo: D1) para os medicamentos marcados como Antibióticos na tela Consulta de Medicamentos (94).
Regra: os medicamentos com o campo Antibiótico definido como Sim na tela Consulta de Medicamentos (94) exibem a informação do id. tratamento.
Nova prescrição:
Os novos antibióticos adicionados pelo botão Nova prescrição iniciam sempre como D1.
Clonagem de prescrição:
Incrementa automaticamente o dia do tratamento (exemplo: de D1 para D2).
Se o dia já existir, então o id. tratamento pula para o próximo (exemplo: se D2 existe, cria D3).
Validações:
O dia do tratamento é exibido apenas para antibióticos (flag = Sim);
A numeração é feita de forma sequencial e sem repetições.
Impressão:
Na impressão, realizamos a implementação da informação do id. tratamento.
Melhorias na tela 178
Local: Materiais > Saídas > Relatórios > Relação das Dispensações (178)
Visando a evolução e melhoria contínua do sistema, realizamos algumas melhorias na tela Relatório Dispensação de Medicamentos (178).
Veja as alterações:
Adicionamos os filtros Profissional Dispensador e Profissional Prescritor;
No campo Tipo de Receita, disponibilizamos opções para que elas possam ser selecionadas;
Disponibilizamos o campo Listar Apenas Dispensações dos Produtos Selecionados com as opções Sim e Não;
Ajustamos a exportação de arquivo para os formatos CSV e XLS;
No PDF, adicionamos novos campos, sendo eles: Profissional, Nº Receita, Unidade e Tipo de Receita.
Essas melhorias têm o objetivo de trazer maior consistência na utilização da tela, bem como uma melhor usabilidade.
Ajuste no sistema para exibir prescrições antigas
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos uma alteração no sistema para que sejam apresentadas as prescrições antigas. Além disso, o usuário também tem a possibilidade de fazer a impressão das prescrições e cloná-las.
Disponibilizada a opção de inativar procedimento
Local: Configurações > Atendimento > Exames > Tipo de Exame x Procedimento (161)
Visando a evolução e melhoria contínua da nossa solução, implementamos a funcionalidade de desativar procedimento na tela Consulta Tipo de Exame X Procedimento (161). Para isso, adicionamos o botão Desativar para que o usuário possa desabilitar um procedimento selecionado.
Veja uma imagem de exemplo do botão Desativar:
Ao clicar no botão, o sistema apresenta uma mensagem de confirmação antes de desativar o procedimento, garantindo uma ação consciente.
Além disso, também incluímos o botão Ativar, para que o usuário possa reativar procedimentos desativados. Ao clicar no botão, o sistema também exibe uma mensagem de confirmação antes de fazer a ativação, assegurando a ação desejada.
Para complementar e atender melhor esta implementação, disponibilizamos o filtro Situação na tela Consulta Tipo de Exame X Procedimento (161) com as seguintes opções para poder para filtrar os procedimentos:
Ativo (valor padrão);
Inativo; e
Ambos.
Os NÓs Requisição de Exames e Solicitação de Exames não irão exibir os procedimentos desativados. Além disso, é feita uma validação no campo Exame para ocultar os procedimentos inativos, mantendo apenas os ativos.
Essa melhoria vem com o objetivo de permitir uma melhor gestão dos procedimentos realizados pelo Município, dando a possibilidade de desativar os procedimentos que não são mais ofertados, por exemplo.
Disponibilizada a tela Consulta de Eventos do Sistema
Local: Configurações > Sistema > Eventos do Sistema (666)
A partir desta versão, está disponível no sistema a tela Consulta de Eventos do Sistema (666). Essa nova tela vem com o objetivo de poder consultar os eventos realizados no sistema.
Veja uma imagem de exemplo da tela Consulta de Eventos do Sistema (666):
Ajuste na devolução de medicamentos da tela 259
Local: Materiais > Entradas > Dispensação > Devolução de Medicamentos e Materiais (259)
Realizamos um ajuste na tela Devolução de Medicamentos (259) referente às movimentações de estoque. Agora, com esse ajuste, os perfis com nível Master e Admin não mais farão devoluções de estoque pela tela Devolução de Medicamentos (259).
Para que seja possível fazer a devolução de uma prescrição ao estoque, o usuário deve ter a permissão web Apenas inf. valor devolução desmarcada.
Informação de localização nos relatórios de estoque
Locais:
Materiais > Estoque > Relatórios > Movimentação do Estoque (28)
Materiais > Estoque > Relatórios > Saldo do Estoque (63)
A partir desta versão, implementamos a exibição da localização de estoque nos seguintes relatórios: Relatório de Movimentação do Estoque (28) e Saldo do Estoque (63). Essa implementação visa facilitar a rastreabilidade dos materiais, auxiliando na organização e localização do estoque das unidades e farmácias.
Veja mais informações de cada relatório:
Relatório de Movimentação do Estoque (28):
Adicionamos o campo Localização Estrutura;
Incluímos os dados de localização na impressão.
Saldo do Estoque (63):
Adicionamos o novo filtro Forma de Organização = Localização;
Incluímos a informação da localização no relatório impresso.
Nova tela para exportação de relatório
Locais:
Geral > Exportação > Cadastro > Consulta (1105)
Geral > Exportação > Processo > Exportação da consulta (1106)
A partir desta versão, disponibilizamos a tela Exportação da Consulta (1106) para que seja possível fazer a exportação de relatórios nos formatos XLS s CSV.
Geração de relatórios no formato XLS
Local: Materiais > Estoque > Relatórios > Movimentação do Estoque (28)
Realizamos um ajuste na tela Relatório de Movimentação do Estoque (28) para que seja possível fazer a geração de relatórios no formato XLS de maneira correta.
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