Celk Hospital — 4.7.126 | 18/08/2025

Este é o Release Notes da solução Celk Hospital. Neste espaço, você acompanha todas as novidades, como as alterações, melhorias e implementações realizadas.

Alterações e novidades

Ajustes no sistema para a correta apresentação dos procedimentos

Locais:

  • Cadastros > Atendimento > Procedimentos (237)

  • Faturamento > SUS > Relatórios > Conferência BPA (224)

A partir desta versão, realizamos alguns ajustes no sistema referentes à correta apresentação dos procedimentos.

Veja as modificações:

  • Ajustamos o sistema para que a exportação do BPA considere a configuração do Instrumento de Registro (BPA-I/BPA-C), definida na tela Consulta de Procedimentos (237), para o procedimento realizado na Unidade;

  • Também fizemos um ajuste para que o relatório Conferência BPA (224) apresente corretamente o Instrumento de Registro utilizado.


Padronização automática do nome da solução com primeiro nome do componente

Local: Configurações > Sistema > Parâmetros GEM II (401)

A partir desta versão, implementamos um padrão automático para a nomeação de soluções utilizando o primeiro componente (medicamento) como nome, com opção de customização conforme a necessidade da Unidade.

Para que seja possível customizar o nome da solução, torna-se necessário definir o parâmetro PermiteCustomizarNomeDeSolucao como sendo Sim.

Informação!

O parâmetro PermiteCustomizarNomeDeSolucao pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > Prontuário > Prescrição Interna.

Veja mais informações sobre o parâmetro:

  • O valor padrão do parâmetro PermiteCustomizarNomeDeSolucao é Sim;

  • Ao definir o parâmetro como Não, o sistema passa a utilizar o primeiro componente como nome da solução.

Veja informações referentes ao comportamento do parâmetro PermiteCustomizarNomeDeSolucao, quando definido como Não:

  • Alterações na UI (Prescrição Interna/Evolução): o primeiro medicamento selecionado preenche automaticamente o campo Descrição;

  • O campo Descrição, por sua vez, fica bloqueado (tornando-se apenas leitura).


Disponibilizado o campo Previsão Alta para registrar a estimativa de alta do Paciente

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, disponibilizamos o campo Previsão Alta (presente no NÓ Evolução, da tela Consulta de Atendimentos (266)) para que seja possível fazer o registro da estimativa de alta do Paciente, garantindo que Médicos informem de forma estruturada a previsão de alta clínica de Pacientes internados na UTI.

Para tornar o campo Previsão Alta como sendo de preenchimento obrigatório, criamos o parâmetro ValidaPreenchimentoCampoPrevisaoDaAlta.

Informação!

O parâmetro ValidaPreenchimentoCampoPrevisaoDaAlta pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > Prontuário.

Ao definir o valor do parâmetro ValidaPreenchimentoCampoPrevisaoDaAlta como Sim (valor padrão: Não), o sistema passa a obrigar o Médico a informar o campo Previsão Alta.

Veja informações sobre o comportamento do campo Previsão Alta:

  • Deve-se informar uma data maior ou igual a data atual;

  • O campo é editável durante os atendimentos;

  • Ele persiste até a efetiva alta do Paciente (pode-se atualizá-lo, caso seja necessário);

  • O campo é direcionado apenas para Médicos (CBO iniciando com 2251);

  • Ele é obrigatório se o parâmetro estiver como Sim.


Funcionalidade para selecionar qual CBO usar no momento do atendimento pela tela 266

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, implementamos uma funcionalidade para que o usuário, cujo profissional tenha dois vínculos de CBO, possa selecionar qual utilizar no momento do atendimento pela tela Consulta de Atendimentos (266).

Com esta implementação, o sistema:

  • Faz uma verificação de múltiplos vínculos ao iniciar o atendimento na tela Consulta de Atendimentos (266);

  • O usuário pode escolher, explicitamente, qual CBO será utilizado no atendimento;

  • Fizemos uma verificação e um ajuste no processo de geração de conta para considerar o CBO do atendimento.


Atualização no cadastro do Paciente quando o motivo de saída for Óbito

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

Realizamos uma implementação no sistema para que, quando for dada a saída por Motivo = Óbito em um atendimento (NÓ Encaminhamento), o sistema faça a atualização desse status no cadastro do Paciente.


Novos filtros no Relatório Dispensação de Medicamentos (178)

Local: Materiais > Saídas > Relatórios > Relação das Dispensações (178)

Visando a evolução contínua do nosso sistema, bem como atender cada vez melhor os usuários, disponibilizamos os filtros Grupo e Subgrupo no Relatório Dispensação de Medicamentos (178).

Veja uma imagem de exemplo dos filtros Grupo e Subgrupo:


Inclusão de histórico no NÓ Parecer

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, realizamos a implementação da rastreabilidade completa dos pareceres através da adição de (NÓ Parecer, da tela Consulta de Atendimentos (266)):

  • Campos de Data e Hora da solicitação, nas tabelas de Parecer;

  • Campo do Profissional que fez a solicitação, nas tabelas de Parecer;

  • Campo de Justificativa para cancelamento de pareceres.


Adição do NÓ Parecer na tela 335

Local: Atendimento > Atendimento > Consultas > Consulta Prontuário (335)

Visando a melhoria contínua da nossa solução, implementamos o NÓ Parecer na tela Consulta do Prontuário (335). Nesse NÓ, o sistema apresenta os dados somente para leitura.


Inclusão do campo Motivo da Inativação / Exclusão nas telas Consulta Paciente (333) e Consulta Paciente (3)

Locais:

  • Cadastros > Atendimento > Pacientes (333)

  • Miscelânea > CADSUS > Pacientes (3)

Disponibilizamos o campo Motivo da Inativação / Exclusão nas telas Consulta Paciente (333) e Consulta Paciente (3). O campo Motivo da Inativação / Exclusão possui as seguintes opções:

  • Vazio (valor padrão);

  • Duplicado;

  • Erro de cadastro;

  • Mudança de território; e

  • Óbito.

Essa melhoria vem com o objetivo de deixar o sistema mais completo para os usuários.


Inclusão do campo Nº de Receituário nas impressões de antimicrobianos e psicotrópicos

Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, disponibilizamos o campo Nº de Receituário nas impressões de antimicrobianos e psicotrópicos para atender exigências de controle sanitário.

Essa melhoria visa garantir a conformidade com a RDC 20/2011 (ANVISA), que exibe a rastreabilidade completa de medicamentos controlados através do número de receituário.

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