Celk Hospital — 4.7.126 | 18/08/2025
Este é o Release Notes da solução Celk Hospital. Neste espaço, você acompanha todas as novidades, como as alterações, melhorias e implementações realizadas.
Alterações e novidades
Ajustes no sistema para a correta apresentação dos procedimentos
Locais:
Cadastros > Atendimento > Procedimentos (237)
Faturamento > SUS > Relatórios > Conferência BPA (224)
A partir desta versão, realizamos alguns ajustes no sistema referentes à correta apresentação dos procedimentos.
Veja as modificações:
Ajustamos o sistema para que a exportação do BPA considere a configuração do Instrumento de Registro (BPA-I/BPA-C), definida na tela Consulta de Procedimentos (237), para o procedimento realizado na Unidade;
Também fizemos um ajuste para que o relatório Conferência BPA (224) apresente corretamente o Instrumento de Registro utilizado.
Padronização automática do nome da solução com primeiro nome do componente
Local: Configurações > Sistema > Parâmetros GEM II (401)
A partir desta versão, implementamos um padrão automático para a nomeação de soluções utilizando o primeiro componente (medicamento) como nome, com opção de customização conforme a necessidade da Unidade.
Para que seja possível customizar o nome da solução, torna-se necessário definir o parâmetro PermiteCustomizarNomeDeSolucao como sendo Sim.
Veja mais informações sobre o parâmetro:
O valor padrão do parâmetro PermiteCustomizarNomeDeSolucao é Sim;
Ao definir o parâmetro como Não, o sistema passa a utilizar o primeiro componente como nome da solução.
Veja informações referentes ao comportamento do parâmetro PermiteCustomizarNomeDeSolucao, quando definido como Não:
Alterações na UI (Prescrição Interna/Evolução): o primeiro medicamento selecionado preenche automaticamente o campo Descrição;
O campo Descrição, por sua vez, fica bloqueado (tornando-se apenas leitura).
Disponibilizado o campo Previsão Alta para registrar a estimativa de alta do Paciente
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, disponibilizamos o campo Previsão Alta (presente no NÓ Evolução, da tela Consulta de Atendimentos (266)) para que seja possível fazer o registro da estimativa de alta do Paciente, garantindo que Médicos informem de forma estruturada a previsão de alta clínica de Pacientes internados na UTI.
Para tornar o campo Previsão Alta como sendo de preenchimento obrigatório, criamos o parâmetro ValidaPreenchimentoCampoPrevisaoDaAlta.
Ao definir o valor do parâmetro ValidaPreenchimentoCampoPrevisaoDaAlta como Sim (valor padrão: Não), o sistema passa a obrigar o Médico a informar o campo Previsão Alta.
Veja informações sobre o comportamento do campo Previsão Alta:
Deve-se informar uma data maior ou igual a data atual;
O campo é editável durante os atendimentos;
Ele persiste até a efetiva alta do Paciente (pode-se atualizá-lo, caso seja necessário);
O campo é direcionado apenas para Médicos (CBO iniciando com 2251);
Ele é obrigatório se o parâmetro estiver como Sim.
Funcionalidade para selecionar qual CBO usar no momento do atendimento pela tela 266
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, implementamos uma funcionalidade para que o usuário, cujo profissional tenha dois vínculos de CBO, possa selecionar qual utilizar no momento do atendimento pela tela Consulta de Atendimentos (266).
Com esta implementação, o sistema:
Faz uma verificação de múltiplos vínculos ao iniciar o atendimento na tela Consulta de Atendimentos (266);
O usuário pode escolher, explicitamente, qual CBO será utilizado no atendimento;
Fizemos uma verificação e um ajuste no processo de geração de conta para considerar o CBO do atendimento.
Atualização no cadastro do Paciente quando o motivo de saída for Óbito
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
Realizamos uma implementação no sistema para que, quando for dada a saída por Motivo = Óbito em um atendimento (NÓ Encaminhamento), o sistema faça a atualização desse status no cadastro do Paciente.
Novos filtros no Relatório Dispensação de Medicamentos (178)
Local: Materiais > Saídas > Relatórios > Relação das Dispensações (178)
Visando a evolução contínua do nosso sistema, bem como atender cada vez melhor os usuários, disponibilizamos os filtros Grupo e Subgrupo no Relatório Dispensação de Medicamentos (178).
Veja uma imagem de exemplo dos filtros Grupo e Subgrupo:

Inclusão de histórico no NÓ Parecer
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos a implementação da rastreabilidade completa dos pareceres através da adição de (NÓ Parecer, da tela Consulta de Atendimentos (266)):
Campos de Data e Hora da solicitação, nas tabelas de Parecer;
Campo do Profissional que fez a solicitação, nas tabelas de Parecer;
Campo de Justificativa para cancelamento de pareceres.
Adição do NÓ Parecer na tela 335
Local: Atendimento > Atendimento > Consultas > Consulta Prontuário (335)
Visando a melhoria contínua da nossa solução, implementamos o NÓ Parecer na tela Consulta do Prontuário (335). Nesse NÓ, o sistema apresenta os dados somente para leitura.
Inclusão do campo Motivo da Inativação / Exclusão nas telas Consulta Paciente (333) e Consulta Paciente (3)
Locais:
Cadastros > Atendimento > Pacientes (333)
Miscelânea > CADSUS > Pacientes (3)
Disponibilizamos o campo Motivo da Inativação / Exclusão nas telas Consulta Paciente (333) e Consulta Paciente (3). O campo Motivo da Inativação / Exclusão possui as seguintes opções:
Vazio (valor padrão);
Duplicado;
Erro de cadastro;
Mudança de território; e
Óbito.
Essa melhoria vem com o objetivo de deixar o sistema mais completo para os usuários.
Inclusão do campo Nº de Receituário nas impressões de antimicrobianos e psicotrópicos
Local: Atendimento > Atendimento > Processos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, disponibilizamos o campo Nº de Receituário nas impressões de antimicrobianos e psicotrópicos para atender exigências de controle sanitário.
Essa melhoria visa garantir a conformidade com a RDC 20/2011 (ANVISA), que exibe a rastreabilidade completa de medicamentos controlados através do número de receituário.
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