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Celk Saúde — 3.1.282 | 26/05/2025

Atualizado há 2 dias

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Alterações e novidades

Ambulatorial

Adição do quadro Título de Eleitor nas telas 3 e 394

Locais:

  • Geral > CADSUS > Pacientes (3)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Usuário > Cidadão (394)

Visando deixar o cadastro de usuários do SUS cada vez mais completo, disponibilizamos o quadro Título de Eleitor na parte de Documentos, das telas Consulta Paciente (3) e Consulta do Usuário / Cidadão (394).

Veja uma imagem de exemplo do novo quadro:

A adição do quadro Título de Eleitor visa ampliar o cadastro de usuários do SUS com informações adicionais, além de possibilitar o controle no atendimento.


Inclusão das visitas domiciliares dos ACS na tela 335

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Consulta Prontuário (335)

Visando a evolução e melhoria contínua do sistema, realizamos uma alteração na tela Consulta do Prontuário (335), onde incluímos os registros das visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

As visitas realizadas pelos ACS são fundamentais para a coleta de informações detalhadas sobre o estado de saúde da comunidade. Essas visitas fornecem dados importantes que ajudam os profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos etc., a realizarem diagnósticos mais precisos e a planejarem cuidados mais eficazes, contribuindo para um atendimento de saúde mais assertivo e personalizado.


Inserção de lembrete pela tela 318

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Recepção (318)

A partir desta versão, disponibilizamos o campo Lembretes na tela Recepção (318). Esse novo campo, que é de texto e é de preenchimento opcional, possibilita que os recepcionistas registrem informações relevantes para o atendimento. Esses lembretes, por sua vez, são apresentados ao profissional no momento do atendimento.

Informação!

Quando houver um lembrete ativo, esse lembrete será apresentado com a palavra Anotação à frente do nome do paciente na tela do prontuário.


Disponibilizado o campo Observação na guia Visita Domiciliar do Histórico Clínico

Locais:

  • Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Visita Domiciliar e Territorial (397)

A partir desta versão, disponibilizamos o campo Observação na guia Visita Domiciliar, do Histórico Clínico (tela Consulta de Atendimentos (266)).

As visitas realizadas pelos ACS são fundamentais para a coleta de informações detalhadas sobre o estado de saúde da comunidade. Com isso, campo Observação vem com o objetivo de deixar as informações ainda mais completas, tendo em vista que essas essas visitas fornecem dados importantes que ajudam os profissionais de saúde (como enfermeiros, médicos etc.) a realizarem diagnósticos mais precisos e a planejarem cuidados mais eficazes, contribuindo para um atendimento de saúde mais assertivo e personalizado.

Informação!

O campo Observação é preenchido na tela Consulta da Ficha de Visita Domiciliar (397), no momento da realização da visita. E a informação inserida no campo, por sua vez, pode ser consultada na tela Consulta de Atendimentos (266), na guia Visita Domiciliar, do Histórico Clínico.


Inserção de regra de negócio no sistema para receitas do tipo C1

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

Para que a Celk Sistemas ficasse em conformidade com a Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, realizamos a implementação de uma regra de negócio que restringe a prescrição de medicamentos a, no máximo, 3 (três) substâncias para receitas do tipo C1.

Caso o usuário tente inserir uma quarta substância, o sistema irá bloquear essa ação e irá apresentar uma mensagem informando a limitação.


Aumento de caracteres do campo Posologia do NÓ Receituário

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, aumentamos a capacidade de caracteres do campo Posologia, presente no NÓ Receituário. Agora, esse campo passa a ter 1.000 (mil) caracteres, apresentando as informações de forma expansiva - ou seja, não havendo mais a barra de rolagem.

Complexo Regulador

Disponibilizado o botão Imprimir Requisição nas telas 346 e 777

Locais:

  • Agenda > Processos > Agendamento da Lista de Espera (346)

  • Agenda > Processos > Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777)

A partir desta versão, disponibilizamos o botão Imprimir Requisição (ícone de impressora) nas telas Agendamento da Lista de Espera (346) e Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777), para que seja possível fazer a impressão direta da requisição originada no atendimento pela tela Consulta de Atendimentos (266).

Veja informações sobre o comportamento do sistema:

  • O botão Imprimir Requisição é apresentado nas telas Agendamento da Lista de Espera (346) e Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777) somente se o agendamento vier de um atendimento na tela Consulta de Atendimentos (266);

  • O sistema faz a impressão tanto de pedidos de exames quanto de encaminhamentos, no mesmo formato já existente.

Essa melhoria vem com o objetivo de otimizar o fluxo de trabalho e facilitar a rotina da Regulação, não havendo a necessidade de acessar outra tela para consultar o prontuário.


Aumento da quantidade de caracteres do campo Dados Clínicos

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

Realizamos uma melhoria no campo Dados Clínicos, onde aumentamos a quantidade de caracteres permitida. Com isso, o usuário pode inserir textos mais longos e detalhados, deixando as informações ainda mais completas.

O campo Dados Clínicos, por sua vez, está presente no NÓ Solicitação de Exames / Procedimentos, da tela Consulta de Atendimentos (266).


Inclusão do número do celular do paciente no comprovante de agendamento

Local:

  • Agenda > Solicitações > Consultas > Consulta da Solicitação de Agendamento (4)

  • Agenda > Consultas > Consulta Agendamento (5)

  • Agenda > Processos > Agendamento da Lista de Espera (346)

  • Agenda > Processos > Regulação da Solicitação (350)

  • Agenda > Processos > Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777)

A partir desta versão, implementamos no comprovante de agendamento um novo campo, que é referente à informação do Celular do paciente.

Além disso, também fizemos um ajuste no comportamento do sistema, onde será feita uma busca entre os telefones existes para que que seja apresentada essa informação no comprovante. O novo campo Celular, por sua vez, será exibido no caso de haver essa informação no cadastro do paciente.

Gestão de Materiais

Ajuste para listar a prescrição do Paciente na tela 257

Local: Materiais > Dispensação > Dispensação da Prescrição (257)

A partir desta versão, realizamos um ajuste no sistema para que a prescrição do Paciente seja listada corretamente na tela Dispensação de Prescrição (257).

Informação!

As prescrições exibidas na tela Dispensação de Prescrição (257) são criadas na tela Consulta de Atendimentos (266).


Inclusão do Número de registro do medicamento e Nome do farmacêutico responsável na etiqueta de produtos

Local: Materiais > Estoque > Relatórios > Impressão de Etiqueta de Produtos (462)

Para que a Celk Sistemas ficasse em conformidade e adequada à RDC 67/2007, implementamos uma melhoria na tela Impressão de Etiqueta de Produtos (462). Agora, as etiquetas geradas passam a incluir o Número de registro do medicamento e o Nome do farmacêutico responsável, garantindo maior conformidade normativa e rastreabilidade dos produtos dispensados.

Vigilância em Saúde

Atualização geral da Tabela CNAE (inclusão do CNAE 8430-2/00 no Sistema Celk)

Local: Vigilância > Vigilância Sanitária > Cadastros > Atividades do Estabelecimento (222)

A partir desta versão, o Sistema Celk passa a contar com a Tabela CNAE atualizada, conforme a estrutura vigente do IBGE (versão CNAE Fiscal 2.3). Com isso, esta atualização contempla:

  • A inclusão do código 8430-2/00;

  • A inclusão de 86 novos códigos CNAE; e

  • A remoção de 29 códigos obsoletos/extintos.

Essa melhoria atende à solicitação de conformidade legal e amplia a cobertura funcional do sistema, facilitando o trabalho das unidades de vigilância sanitária e demais áreas que utilizam o cadastro de atividades.

Vacinas

Possibilidade de editar o campo Grupo de Atendimento na aplicação de vacina dentro do atendimento

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema para que seja possível editar o campo Grupo de Atendimento diretamente na tela de Aplicação da Vacina, dentro de um atendimento registrado na tela Consulta de Atendimentos (266).

Para que o usuário possa editar o campo Grupo de Atendimento, torna-se necessário definir o parâmetro editarGrupoNaAplicacaoVacinaNoAtendimento como Sim (ou seja, essa funcionalidade de editar o campo fica disponível apenas quando o parâmetro está configurado). Com isso, pode-se editar o campo Grupo de Atendimento no momento da aplicação da vacina, permitindo ajustes pontuais conforme a situação do paciente. A informação editada, por sua vez, será enviada para integração com a RNDS, garantindo o correto registro da aplicação no repositório nacional.

Informação!

  • Esta funcionalidade está disponível apenas para usuários com permissão de aplicação de vacinas;

  • O parâmetro editarGrupoNaAplicacaoVacinaNoAtendimento pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401). O parâmetro possui as seguintes opções:

    • Definido como Não: não habilitado o campo Grupo de Atendimento;

    • Definido como Sim: habilita o campo Grupo de Atendimento tanto na tela Consulta de Atendimentos (266) quanto na tela Consulta de Calendário de Vacinação (33).

Quadro Título de Eleitor