Celk Saúde — 3.1.287 | 30/06/2025
Alterações e novidades
Ambulatorial
Possibilidade de usar a classificação de risco do PCACR - Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Atendimento
Local: Geral > Configurações > Parâmetro GEM (401)
Importante!
Esta implementação está disponível apenas para os Municípios do Estado de Santa Catarina.
A partir desta versão, os Municípios do Estado de Santa Catarina passam a ter a possibilidade da utilização da classificação de risco sendo feita pelo PCACR - Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Atendimento.
Para isso, torna-se necessário que o Município habilite o parâmetro permiteInformarCodigoPcacr. Com isso, o usuário pode consultar um código que irá trazer e irá popular algumas informações da triagem do Paciente, realizada durante a classificação de riscos. Essa ação, por sua vez, irá acontecer nos NÓs AVALIACAO_EMERGENCIA_UPA e AVALIACAO_UNIDADE, dentro do Atendimento.
Informação!
O parâmetro permiteInformarCodigoPcacr pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > Prontuário.
Melhoria no sistema para Pacientes sem uma Unidade de Referência serem apresentados na tela 326
Local: Agenda > Consultas > Acompanhamento dos Agendamentos (326)
A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema, onde os Pacientes sem uma Unidade de Referência também passam a ser apresentados na tela Acompanhamento dos Agendamentos (326). Para isso, basta o usuário selecionar o checkbox (caixa de seleção) Apresentar pacientes sem Unidade de Referência.
Veja uma imagem de exemplo do checkbox Apresentar pacientes sem Unidade de Referência:

Consórcios de Saúde
Ampliação da quantidade de casas decimais na emissão de guias
Local: Consórcio > Lançamentos > Cadastro da Guia (109)
A partir desta versão, realizamos uma alteração no sistema para que seja permitida a emissão de guias no módulo Consórcio com até seis casas decimais no campo Quantidade, garantindo que esses valores sejam corretamente salvos, apresentados, utilizados nos cálculos e exportados.
Essa melhoria, por sua vez, visa atender às exigências da tabela de referência do edital, possibilitando registros com 10.000 km, promovendo maior precisão no controle dos itens emitidos.
Família
Inclusão do acompanhamento de Pessoa Idosa na Visita Domiciliar
Locais:
Geral > Configurações > Acompanhamento Integração Mobile (774)
Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Visita Domiciliar e Territorial (397)
Para que o Sistema Celk ficasse adequado às novas versões do e-SUS, incluímos a opção Pessoa Idosa como um dos motivos de visita da Ficha de Visita Domiciliar e Territorial.
Essa alteração garante conformidade com o layout do e-SUS, evitando possíveis problemas quanto às informações.
Vacinas
Atualização nas regras das Vacinas da Estratégia Soroterapia do Sistema Celk conforme o Calendário Nacional de Vacinação - Versão 6.3.3
Local: Vacinas > Cadastros > Calendário de Vacinação (33)
Para que o Sistema Celk ficasse em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação - Versão LEDI e-SUS 6.3.3, atualizamos o cadastro e integração das Vacinas da Estratégia Soroterapia.
Veja as modificações:
Soro Crotálico (16):
Criada (72) 14ª PROFILAXIA (P14)
Criada (73) 15ª PROFILAXIA (P15)
Criada (74) 16ª PROFILAXIA (P16)
Criada (75) 17ª PROFILAXIA (P17)
Criada (76) 18ª PROFILAXIA (P18)
Criada (77) 19ª PROFILAXIA (P19)
Criada (78) 20ª PROFILAXIA (P20)
Criada (79) 21ª PROFILAXIA (P21)
Criada (80) 22ª PROFILAXIA (P22)
Criada (81) 23ª PROFILAXIA (P23)
Criada (82) 24ª PROFILAXIA (P24)
Validação da atualização do Calendário Nacional de Vacinação conforme o layout e-SUS AB Versão 6.3.3
Local: Bases dos Clientes
Realizamos uma verificação das bases dos Clientes referente à atualização do Calendário Nacional de Vacinação, conforme o layout e-SUS AB Versão 6.3.3. Essa ação, por sua vez, visa garantir a conformidade dos dados com os padrões do Ministério da Saúde, assegurando a integridade das informações enviadas à RNDS e a continuidade da rotina de atendimento sem impactos.
Para isso, criamos um select de consulta que permitiu identificar se todas as vacinas previstas foram devidamente criadas em cada base. As bases com inconsistências foram listadas e, posteriormente, receberam a aplicação dos scripts corretivos de atualização do Calendário Nacional de Vacinação.
Importante!
A verificação foi aplicada em todas as bases do ambiente monitorado, sem a necessidade de intervenção manual por parte do usuário.
Atualização do código do fabricante GC Biopharma Corp. no sistema conforme padrão do Ministério da Saúde
Local: Vacinas > Cadastros > Fabricantes (10)
A partir desta versão, atualizamos o código do fabricante GC Biopharma Corp. no sistema para 160, para que ficasse correto e conforme o padrão do Ministério da Saúde. Com isso, o envio das vacinas para a RNDS desse fabricante será validada corretamente e sem erros.
Atualizado
Isto foi útil?