Celk Saúde — 3.1.293 | 11/08/2025

Este é o Release Notes da solução Celk Saúde. Neste espaço, você acompanha todas as novidades, como as alterações, melhorias e implementações realizadas.

Alterações e novidades

Ambulatorial

Parâmetro para definir se o sistema exibe todos os pacientes com o mesmo endereço cadastrado como moradores

Locais:

  • Geral > Configurações > Parâmetro GEM (401)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Usuário > Cidadão (394)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Domiciliar e Territorial (396)

Visando a melhoria contínua do sistema, criamos o parâmetro AgruparPacientesComEnderecoIdentico para que seja possível definir se o sistema deve exibir todos os pacientes com o mesmo endereço cadastrado como moradores na tela Consulta do Usuário / Cidadão (394) ou apenas os pertencentes ao mesmo domicílio na tela Consulta Domiciliar e Territorial (396).

Veja mais informações sobre o comportamento do parâmetro AgruparPacientesComEnderecoIdentico:

  • Parâmetro definido como Sim (comportamento atual e padrão): apresenta todos os pacientes com o mesmo endereço, independentemente de vínculo familiar;

  • Parâmetro definido como Não (novo comportamento): apresenta apenas os pacientes pertencentes ao mesmo domicílio, conforme o vínculo na tela Consulta Domiciliar e Territorial (396).

Esse comportamento, por sua vez, se reflete na guia Moradores das telas Consulta do Usuário / Cidadão (394) e Consulta Domiciliar e Territorial (396).

Informação!

O parâmetro AgruparPacientesComEnderecoIdentico pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > CDS.


Alteração no sistema referente à atualização do campo Última Alteração

Locais:

  • Geral > CADSUS > Pacientes (3)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Usuário > Cidadão (394)

Realizamos uma alteração no sistema para que seja feita a atualização do campo Última Alteração, das telas Consulta Paciente (3) e Consulta do Usuário / Cidadão (394), apenas quando algum campo de dados do Paciente for efetivamente modificado. Isso garante a integridade das informações, evita inconsistências na gestão de dados e segue as diretrizes da Nota Técnica do MS.


Ajuste para gerar a Ficha de Cadastro Individual corretamente

Locais:

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Usuário > Cidadão (394)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Domiciliar e Territorial (396)

Realizamos um ajuste no sistema para que, ao editar cadastros de Pacientes pela tela Consulta do Usuário / Cidadão (394) ou pelo atalho da tela Consulta Domiciliar e Territorial (396), seja gerada a Ficha de Cadastro Individual corretamente, desde que:

  • O CBO do profissional esteja habilitado para o envio de fichas individuais;

  • Independente do vínculo ou não em equipe na tela Consulta da Equipe (355).

Esse comportamento é essencial para garantir que as atualizações válidas no cadastro de usuários sejam refletidas nas integrações com o e-SUS, conforme as regras do Ministério da Saúde.


Melhoria na impressão dos dados de um domicílio pela tela 396

Local: Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Domiciliar e Territorial (396)

A partir desta versão, ao fazer a impressão dos dados de um domicílio pela tela Consulta Domiciliar e Territorial (396), o sistema passa a gerar um relatório contendo, ao final, uma seção adicional intitulada Histórico de Movimentações do Domicílio. Nessa seção, há os registros completos de alterações, exatamente como os apresentados na lupa.

Essa melhoria vem com o objetivo de garantir a documentação oficial e completa para fins judiciais e administrativos, fortalecendo a confiança e a transparência nos registros do sistema.


Incluída flag vermelha no campo CIAP indicando preenchimento obrigatório no atendimento odontológico

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

Realizamos um ajuste no campo CIAP, presente no NÓ DADOS_ODONTO da tela Consulta de Atendimentos (266), para que ele seja apresentado com a flag vermelha, indicando preenchimento obrigatório no atendimento odontológico.

Veja uma imagem de exemplo da flag vermelha no campo CIAP:


Disponibilizada a condição/situação Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sistema

Locais:

  • Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Cadastros > Doenças (298)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Relatórios > Relatório de Pacientes por Condições/Situação de Saúde (430)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Relatórios > Consolidado da Condição/Situação de Saúde (432)

  • Unidade Saúde > e-SUS > Relatórios > Relatório de Cadastro Individual (830)

A partir desta versão, disponibilizamos a condição/situação Transtorno do Espectro Autista (TEA) no NÓ Avaliação_Unidade, presente na tela Consulta de Atendimentos (266). Além disso, também disponibilizamos essa condição/situação nos seguintes relatórios:

  • Consulta das Doenças (298);

  • Relatório de Pacientes por Condições/Situação de Saúde (430);

  • Relatório Consolidado da Condição/Situação de Saúde (432); e

  • Relatório de Cadastro Individual (830).

Essa melhoria vem com o objetivo de atender às atualizações do sistema e proporcionar maior dinamismo e completude no registro e análise das informações.


Melhoria para permitir o registro de Exame Avaliado diretamente na Ficha de Atendimento Individual do e-SUS

Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)

A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema, onde ajustamos o funcionamento do botão Resultado Exame Externo (presente no NÓ Solicitação de Exames/Procedimentos, da tela Consulta de Atendimentos (266)) para que seja possível fazer o registro de Exame Avaliado diretamente na Ficha de Atendimento Individual do e-SUS, sem a necessidade de solicitação prévia dentro do Sistema Celk, conforme os novos requisitos dos indicadores da Atenção Primária.


Funcionalidade para validação de agendamentos pendentes na tela 229

Local: Unidade Saúde > Cadastros > Básico > Tipo de Atendimento (229)

A partir desta versão, incluímos uma funcionalidade de validação de agendamentos pendentes na tela Consulta do Tipo de Atendimento (229), semelhante ao que já existe na tela Consulta Tipo de Procedimento (332).

Com essa funcionalidade, o sistema passa a verificar se já existe agendamento pendente para o Paciente e o mesmo tipo de atendimento que está tentando agendar. No caso de existir:

  • Se o tipo de validação for ALERTA: o sistema exibe a mensagem configurada e permite o agendamento, caso deseja-se continuar (clicando no Sim);

  • Se for BLOQUEIO: o sistema apresenta a mensagem e não permite a conclusão do agendamento.

Complexo Regulador

Disponibilizado o botão Lupa na tela 340 para visualização do exame a ser cancelado

Local: Agenda > Processos > Cancelamento do Agendamento (340)

A partir desta versão, disponibilizamos o botão Lupa na tela Cancelamento do Agendamento (340). Esse novo botão dá acesso aos detalhes completos da solicitação. Já na tela de Detalhes, incluímos o botão Voltar para que o usuário possa retornar à tela Cancelamento do Agendamento (340). Ao retornar, o sistema mantém a pesquisa anterior.

Essa melhoria vem com o objetivo de atender a necessidade de saber o exame/procedimento SIGTAP dentro de um grupo de diagnósticos que vai ser cancelado.


Ajuste na rotina de cancelamento por procedimento

Local: Agenda > Cadastros > Tipo de Procedimento (332)

A partir desta versão, realizamos um ajuste no sistema referente ao processo agendado Cancelar agendamentos em aberto e vencidos para que seja considerado o tipo de procedimento da solicitação ao realizar o cancelamento.

Para atender essa melhoria, disponibilizamos o campo Cancelado por processo agendado no cadastro da tela Consulta Tipo de Procedimento (332). Esse novo campo possui as seguintes opções:

  • Sim (valor padrão): ao selecionar esta opção, o procedimento pode ser cancelado pelo processo de cancelamento;

  • Não: selecionando esta opção, o procedimento não é afetado pelo processo agendado.

Ajuste no processo Cancela agendamento abertos e vencidos: agora, com essa alteração, o processo só cancela agendamentos vinculados a tipos de procedimento com o campo Cancelado por processo agendado definido como Sim.

Como benefício, essa melhoria traz a redução de cancelamentos indevidos e falhas por timeout.


Parâmetro para controlar o uso do campo Tipo de Financiamento no cadastro de faixas de numeração de AIH/APAC

Local: Geral > Configurações > Parâmetro GEM (401)

A partir desta versão, implementamos o parâmetro HabilitaCampoTipoFinanciamentonaFaixaNumeraçãoAIH_APAC para que seja possível controlar o uso do campo Tipo de Financiamento no cadastro de faixas de numeração de AIH/APAC, além de validações específicas para garantir:

  • PMAE seja usado exclusivamente para AIH;

  • OCI seja usado exclusivamente para APAC; e

  • Ajustes na geração de numeração para OCI.

O novo parâmetro HabilitaCampoTipoFinanciamentonaFaixaNumeraçãoAIH_APAC pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Agendamento.

Quando o parâmetro está definido como sendo Sim (valor padrão: Não), ele habilita nas telas de cadastro de faixa de numeração e cadastro de requisições APAC e AIH, o campo para informar o Tipo de financiamento.


Aplicada validação no botão Confirmar da tela 951

Local: Agenda > Processos > Agendamento da Lista de Espera por Lote (951)

A partir desta versão, aplicamos uma validação no botão Confirmar, presente na tela Agendamento da Lista de Espera por Lote (951). Essa validação visa garantir que apenasas unidades autorizadas realizem agendamentos.

Com essa validação, o sistema passa a verificar se a unidade de saúde está cadastrada como Habilitada para Agendamento na tela Consulta Tipo de Procedimento (332). Caso não esteja habilitada, a mensagem A Unidade de Saúde não está habilitada (na tela 332) para realizar agendamento desse tipo de procedimento é apresentda.

Gestão de Materiais

Inclusão de Centro de Custo na tela 257

Local: Materiais > Dispensação > Dispensação da Prescrição (257)

A partir desta versão, realizamos uma implementação no sistema para permitir o registro do Centro de Custo na tela de Dispensação de Prescrição (257), mediante a ativação do parâmetro HabilitaCaCampoCentroCustoDispensaçãoPrescricao.

Informação!

O parâmetro HabilitaCaCampoCentroCustoDispensaçãoPrescricao pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401).

Ao defini-lo com o valor Sim, ele habilita o campo de Centro de Custo na tela Dispensação de Prescrição (257).

Com isso, ao realizar a dispensação de medicamentos por prescrição, o usuário poderá selecionar o setor no qual o Paciente está alocado (por exemplo: Enfermaria, Sala Amarela etc.).

Essa informação será armazenada junto à dispensação e refletida corretamente no relatório de Consumo dos Produtos (53), garantindo rastreabilidade e permitindo a análise precisa do consumo por setor.

Essa nova configuração evita lançamentos com Centro de Custo: Não definido e melhora a gestão logística da Unidade.

Vigilância em Saúde

Ajuste na exibição do campo Escolaridade

Locais:

  • Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Usuário > Cidadão (394)

  • Geral > CADSUS > Pacientes (3)

  • Vigilância > Vigilância Epidemiológica > Lançamentos > Registro de Agravo (545)

A partir desta versão, realizamos um ajuste no sistema para que ele passe a considerar o campo Escolaridade atualizado nas telas Consulta do Usuário / Cidadão (394) e Consulta Paciente (3) para a correta exibição no relatório Consulta Registro de Agravo (545).


Permissão de cancelamento de anexos para usuários externos

Local: Geral > Configurações > Parâmetro GEM (401)

Implementamos a possibilidade de permitir, através da ativação do parâmetro PermitirExclusaoDocumentosUsuarioExterno, que os usuários externos possam excluir documentos anexados em seus próprios protocolos sanitários, enquanto o protocolo estiver em devolução.

Informação!

O parâmetro PermitirExclusaoDocumentosUsuarioExterno pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401). Ao defini-lo como Sim, ele passa a permitir que o usuário externo possa excluir documentos anexados quando o requerimento sanitário estiver devolvido para ajustes.

Esta funcionalidade está disponível para os Municípios que ativarem o parâmetro no módulo de Vigilância Sanitária. A ação de exclusão é registrada no histórico do protocolo e obedece os critérios de segurança e rastreabilidade.


Parâmetro para ocultar o campo Isento por Lei da tela 223 do usuário externo

Local: Vigilância > Vigilância Sanitária > Cadastros > Estabelecimento (223)

A partir desta versão, criamos o parâmetro ocultarIsentoPorLeiUsuariosExternos para que seja possível ocultar o campo Isento por Lei da tela Consulta de Estabelecimentos (223), quando acessada por usuários externos (empresas).

Informação!

O parâmetro ocultarIsentoPorLeiUsuariosExternos pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401).

Esse parâmetro é o responsável por controlar o acesso ao campo Isento por Lei. Sendo que, quando ele está definido como sendo Sim, significa que o campo será ocultado para usuários externos. Porém, quando ele estiver definido como Não, o campo será liberado sem verificar se o acesso é externo ou não.

Atualizado

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