Celk Saúde — 3.1.284 | 09/06/2025
Alterações e novidades
Ambulatorial
Ajuste no sistema para exibir evoluções feitas por profissionais diferentes no mesmo atendimento
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Consulta Prontuário (335)
A partir desta versão, realizamos um ajuste no sistema para que seja registrado e apresentado corretamente o profissional que realizou a evolução no NÓ condizente.
Essa alteração vem com o objetivo de o sistema exibir todas as evoluções realizadas no mesmo atendimento, tendo em vista que as evoluções podem ser feitas por profissionais diferentes. Com isso, as informações são apresentadas de forma mais clara e assertiva, sendo possível identificar facilmente o profissional que registrou uma evolução em determinado NÓ.
Validação do campo Título de Eleitor nos atendimentos eletivos
Local: Geral > Configurações > Parâmetro GEM (401)
A partir desta versão, disponibilizamos o parâmetro validaTituloEleitoral no sistema para que seja possível validar o campo Título de Eleitor nos atendimentos e agendamentos.
Ao definir o valor do parâmetro validaTituloEleitoral como sendo Sim na Unidade de Atendimento, o atendimento ou agendamento passa a ser bloqueado para Pacientes que estejam fora do Município, sem pactuação ou que não tenham o campo Título de Eleitor preenchido.
Veja mais informações sobre o comportamento do parâmetro validaTituloEleitoral quando definido como Sim:
Primeira verificação: quando a Unidade de Atendimento estiver com o parâmetro definido como Sim, ao inserir um Paciente para atendimento e o campo Município do Título de Eleitor não for do Município do atendimento/agendamento, ou se estiver sem preenchimento, o sistema irá fazer a segunda verificação;
Segunda verificação: o sistema irá verificar se a solicitação é proveniente de uma Secretaria com Pactuação cadastrada na tela Consulta da PPI (155).
Se nenhuma das duas regras forem atendidas, o sistema irá apresentar uma mensagem e, então, irá bloquear a continuidade do agendamento ou atendimento.
Veja quais são as telas envolvidas nesta validação:
Recepção (318): aplica-se a Primeira Verificação;
Atendimento Atenção Básica (924): aplica-se a Primeira Verificação;
Consulta da Solicitação de Agendamento (611): aplicam-se a Primeira e Segunda Verificação;
Agendamento da Lista de Espera (346): aplicam-se a Primeira e Segunda Verificação;
Agendamento da Lista de Espera da Regulação (777): aplicam-se a Primeira e Segunda Verificação.
Informação!
O parâmetro validaTituloEleitoral pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > Prontuário;
O valor padrão do parâmetro é Não.
Importação de beneficiários do Programa Bolsa Família diretamente no sistema
Local: Geral > Configurações > Importar Bolsa Família (1189)
Visando a evolução e melhoria contínua do sistema, disponibilizamos a tela Importar Bolsa Família (1189) para que seja possível fazer a importação de beneficiários do Programa Bolsa Família diretamente no sistema, através do arquivo gerado no e-Gestor.
Esta nova funcionalidade:
Atualiza o número do NIS para os Pacientes encontrados no sistema;
Atualiza o campo Beneficiário do Bolsa Família = Sim;
Atualiza o campo CNS, caso não exista no sistema.
Esta implementação vem com o objetivo de garantir que o sistema esteja sempre atualizado, além de seguir os padrões estabelecidos no e-SUS.
Campo Grupo prioritário disponibilizado no NÓ Confirmação de Presença
Local:
Unidade Saúde > Atendimentos > Recepção (318)
Unidade Saúde > Cadastros > Básico > Tipo de Procedimento do Atendimento (372)
A partir desta versão, disponibilizamos o campo Grupo prioritário no NÓ Confirmação de Presença, presente na tela Recepção (318). Esse novo campo vem com o objetivo de facilitar a rotina dos profissionais de Saúde que atuam na Recepção, permitindo que seja possível identificar os Pacientes que necessitam de atendimento prioritário durante a confirmação de presença na Recepção de consultas (como por exemplo: gestantes, idosos, PCDs etc.).
Para que o campo Grupo prioritário seja apresentado no NÓ Confirmação de Presença, torna-se necessário configurá-lo na tela Consulta do Tipo de Procedimento do Atendimento (372), onde ele deve ser definido como sendo Sim no Cadastro do Tipo de Procedimento do Atendimento.
Informação!
O valor padrão do campo Grupo prioritário é Não;
O campo Grupo prioritário está visível apenas para:
As agendas do tipo Diário;
Os procedimentos classificados como Consulta.
Implementação de novos campos para o Teste Rápido de Dengue
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
No Teste Rápido de Dengue, realizamos a implementação de dois novos campos na tela de resultados de exames, sendo eles: Hemoglobina e Hematócrito. Com esses novos campos, ganha-se alguns benefícios, como:
Melhorar a precisão diagnóstica (identificação precoce de casos graves);
Padronizar a notificação, conforme diretrizes do SUS;
Facilitar a tomada de decisão clínica (por exemplo: hemoconcentração ≥ 20% é critério de alerta para dengue grave).
Veja mais informações sobre os campos:
Campo Hemoglobina:
Sufixo g/L fixo;
Duas casas decimais.
Campo Hematócrito:
Sufixo %;
Duas casas decimais.
Inclusão de telefone do Paciente na impressão da etiqueta
Local: Geral > CADSUS > Etiqueta do Paciente (945)
Visando facilitar a rotina dos profissionais de Saúde e fornecer um acesso mais rápido ao contato do Paciente, realizamos a inclusão do telefone do Paciente na impressão da etiqueta gerada na tela Impressão da Etiqueta do Paciente (945).
Disponibilizadas as colunas CPF e Tipo do Procedimento na tela 446
Local: Agenda > Processos > Manutenção dos Agendamentos (446)
A partir desta versão, disponibilizamos duas novas colunas na tela Manutenção dos Agendamentos (446), sendo elas: CPF e Tipo do Procedimento.
As novas colunas têm o objetivo de trazer mais assertividade nas informações, principalmente em casos onde há Pacientes com o mesmo nome, agendados na mesma data, para o mesmo exame e no mesmo prestador. Tendo situações assim em vista, as novas colunas evitam o risco de cancelar ou remanejar o Paciente incorreto.
Veja mais informações sobre as novas colunas:
CPF: esta coluna apresenta o número do CPF do Paciente, permitindo a identificação única, mesmo quando há homônimos;
Tipo do Procedimento: esta coluna exibe qual o exame ou procedimento está agendado, facilitando a confirmação visual antes de cancelar ou remanejar.
Ajuste na geração automática de atendimento para considerar Unidade Executante diferente da Unidade Solicitante
Local: Unidade Saúde > Cadastros > Básico > Configurar Tipo do Atendimento (270)
Realizamos uma alteração na tela Consulta do Tipo de Atendimento (270), onde ajustamos a geração automática de atendimento para que seja realizada considerando Unidades Executantes diferente da Unidade Solicitante. Isso se dá, pois nem sempre os exames emergenciais são realizados na Unidade Solicitante, podendo ser executados em outras Unidades.
Possibilidade de solicitar todos os exames de um grupo de procedimento
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, está disponível no sistema uma nova funcionalidade que permite aos profissionais de saúde de UPAs solicitarem todos os exames de um grupo pré-definido em um único processo, otimizando o fluxo de trabalho e outros serviços de saúde.
Veja as modificações feitas no sistema:
Componente Grupo de Exame no NÓ Requisição de Exames:
Adicionamos o componente Grupo de Exame ao NÓ Requisição de Exames (componente esse já existente no NÓ Solicitação de Exames/Procedimento). Esse componente, por sua vez, permite selecionar um grupo cadastrado e adicionar todos os seus exames de uma só vez à lista de requisições.
Filtro de Grupos Exibidos:
Agora, o sistema apresenta apenas os grupos cadastrados na tela Consulta das Requisições Padrão (309) que têm a seguinte configuração:
No cadastro do Tipo de Exame (tela Consulta Grupo de Procedimento (156)) a flag flag_exibir_no_requis_exam = 1 deve estar ativada. Isso garante que apenas os grupos autorizados para a requisição em massa sejam exibidos.
Comportamento ao selecionar um Grupo:
Quando um grupo é selecionado, todos os procedimentos vinculados a ele são, automaticamente, inseridos na lista de exames requisitados;
A quantidade de cada exame é definida como 1 (um) por padrão;
Cada item adicionado possui:
Botão Excluir: remove um exame específico da lista;
Botão Editar: permite ajustar detalhes do exame, se necessário.
Veja informações referentes a cada tipo de profissional:
Profissional de Saúde:
Acessa o NÓ Requisição de Exames;
Seleciona um Grupo de Exame (exemplo: Painel IST Avançado);
Todos os exames do grupo são adicionados automaticamente;
Pode remover ou editar itens individuais, se necessário;
Finaliza a requisição.
Gestor:
Configura os grupos liberados para requisição em massa via tela Consulta das Requisições Padrão (309) e tela Consulta Grupo de Procedimento (156) (ativando a flag).
Essa melhoria vem com o objetivo de otimizar o fluxo de solicitação de procedimento nas UPAs, permitindo ao Médico pedir todos os exames de um grupo em um único processo, eliminando a necessidade de solicitar cada exame individualmente. Além disso, essa melhoria gera uma padronização, garantindo que todos os exames necessários de um protocolo (exemplo: checkup de IST) sejam pedidos de uma vez.
Complexo Regulador
Disponibilizadas novas colunas nas telas 355 e 266
Locais:
Geral > Profissional > Equipe (355)
Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
Visando a melhoria das informações relacionadas às solicitações de exames/procedimentos, disponibilizamos novas colunas na telas Consulta da Equipe (355) e Consulta de Atendimentos (266).
Veja as informações referentes às colunas em cada tela:
Tela Consulta da Equipe (355):
Quadro Exames Pendentes: adicionamos as seguintes colunas:
Situação: esta coluna apresenta o status atual do exame (Pendente, Em andamento, Concluído etc.);
Profissional Solicitante: esta coluna exibe o nome do profissional que solicitou o exame;
Unidade Solicitante: esta coluna indica a Unidade de Saúde onde o exame foi solicitado.
Quadro Histórico: adicionamos as seguintes colunas:
Profissional Solicitante: esta coluna traz o nome do profissional que fez a solicitação;
Unidade Solicitante: esta coluna apresenta a Unidade de origem da solicitação.
Tela Consulta de Atendimentos (266):
Quadro Histórico: adicionamos as seguintes colunas:
Profissional Solicitante: esta coluna apresenta a informação de quem solicitou o exame;
Unidade Solicitante: esta coluna mostra a Unidade de Saúde responsável.
Parâmetro para validar preenchimento obrigatório da justificativa ao criar requisições de exames
Locais:
Geral > Configurações > Parâmetro GEM (401)
Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, implementamos o parâmetro validaJustificativaEmRequisicaoDeExames no sistema para que seja validado o preenchimento obrigatório da justificativa ao criar requisições de exames. Com isso, ao definir o parâmetro validaJustificativaEmRequisicaoDeExames como sendo Sim (valor padrão: Não), o sistema passa a validar o preenchimento da justificativa ao solicitar procedimentos pelo NÓ Requisição de Exames.
Informação!
O parâmetro validaJustificativaEmRequisicaoDeExames pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > Exames.
O parâmetro validaJustificativaEmRequisicaoDeExames trabalha em conjunto com o parâmetro desabilitaCamposRequisicaoExames. Quando os dois parâmetros estão ativos (ou seja, definidos como Sim):
Desabilita os campos Quantidade e Complemento;
Transforma o Justificativa em um campo de preenchimento obrigatório.
Validações implementadas no sistema:
Bloqueia as ações de Imprimir e Visualizar impressão sem justificativa;
Apresenta a mensagem O campo Justificativa deve ser preenchido;
Adiciona um indicador visual de campo obrigatório.
Fluxo de impressão:
Inclui, automaticamente, a Justificativa em todos os exames requisitados.
Parâmetro para habilitar o campo Data Desejada no NÓ Solicitação de Exames/Procedimento da tela 266
atendimento- Dt_desejada em solicitação de exames
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, disponibilizamos o parâmetro HabilitarDataDesejadaEmSolicitacaoDeExamesProcedimento no sistema para que seja possível habilitar o campo Data Desejada no NÓ Solicitação de Exames/Procedimento da tela Consulta de Atendimentos (266). Para isso, basta definir o parâmetro como sendo Sim (valor padrão: Não) que o sistema passa a habilitar o campo Data Desejada na solicitação de exames.
Informação!
O parâmetro HabilitarDataDesejadaEmSolicitacaoDeExamesProcedimento pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > Exames.
Além disso, também fizemos a inclusão do campo Data Desejada no cadastro de solicitações de exames/procedimento pelo atendimento.
Veja as validaçãoes feitas pelo sistema:
O valor do campo Data Desejada não pode ser maior que o campo Validade Autorização Dias (caso haja);
Se o campo Validade Autorização Dias for nulo, pode ser inserida qualquer data futura;
O campo Data Desejada será apresentado na impressão da requisição (incluído abaixo da Data Limite de Autorização).
Gestão de Materiais
Clonagem de outro cadastro de forma automática
Local: Materiais > Básico > Medicamento (94)
Realizamos uma melhoria na tela Consulta de Medicamentos (94) para que, quando for cadastrada uma interação de medicamentosa, o sistema faça a clonagem do outro cadastro automaticamente, invertendo o medicamento principal e secundário.
Exemplo:
Ao ir até o cadastro do IBUPROFENO 600MG e, então, na guia Interações Medicamentosas e cadastrar o VARFARINA 5MG (FARM. DISTRITAIS);
Em seguida, ir até o cadastro do VARFARINA 5MG (FARM. DISTRITAIS), o IBUPROFENO 600MG já vai estar cadastrado (antes dessa melhoria, isso não ocorria).
Importante!
Caso a interação medicamentosa já esteja cadastrada antes desta implementação, o botão Clonar ficará disponível, onde torna-se necessário ir até o cadastro do medicamento e clicar no botão Clonar para que seja feito o processo.
Atualizado
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