Celk Saúde — 3.1.288 | 08/07/2025
Alterações e novidades
Ambulatorial
Máscara nos campos em que a senha é digitada durante o processo de Assinatura Digital
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema para garantir a confidencialidade da senha do certificado digital utilizado no processo de Assinatura Digital dos usuários configurados com o certificado do tipo PFX. Com isso, aplicamos uma máscara (por exemplo: ●●●●●) nos campos onde a senha é digitada durante o processo de Assinatura Digital.
Essa máscara foi implementada em todas as interfaces do sistema, onde é solicitada a Assinatura Digital:
NÓ Documentos;
NÓ Receituário;
NÓ Encaminhamento Especialista;
NÓ Solicitação de exames;
Final do atendimento.
Essa adequação do campo com máscara segue boas práticas de segurança da informação e evita a exposição indevida da senha em ambientes compartilhados.
Possibilidade de clonar os dados da ficha clínica odontológica
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, realizamos uma alteração no sistema, onde é possível clonar os dados da ficha clínica odontológica, presente dentro do fluxo de atendimento, no NÓ Ficha Clínica. Com isso, pode-se fazer a edição da ficha clínica diretamente durante o atendimento.
Informação!
Esta funcionalidade está restrita apenas ao profissional que criou a ficha clínica;
A clonagem está disponível apenas para fichas que estão com status como Cancelado ou Concluído;
Após fazer a clonagem, a ficha pode ser editada.
Essa melhoria vem com o objetivo de viabilizar ajustes na ficha clínica, conforme a evolução do quadro clínico do Paciente durante o atendimento, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas e reflitam com precisão a situação atual do Paciente.
Ajuste para contemplar as novas exigências relacionadas ao Cofinanciamento Federal do Piso de Atenção Primária à Saúde (APS)
Local: Unidade Saúde > e-SUS > Fichas > Domiciliar e Territorial (396)
Realizamos um ajuste no sistema para contemplar as novas exigências relacionadas ao Cofinanciamento Federal do Piso de Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) como critério de elegibilidade, conforme estabelecido na Portaria GM/MS nº 3.493/2024. Com isso, devido às alterações promovidas na Portaria de Consolidação GM/MS nº 6/2017, a identificação das famílias beneficiárias do BPC passou a ser relevante para o repasse de recursos federais.
Para atender essa demanda, disponibilizamos o campo Família é beneficiária do BPC? na tela Consulta Domiciliar e Territorial (396). O campo Família é beneficiária do BPC?, por sua vez, possui as opções Sim e Não. Onde:
Ao selecionar a opção Sim, o sistema passa a obrigar o preenchimento do campo Número de Identificação Social (NIS), aplicando as mesmas regras de validação já existentes para o campo Família é beneficiária do Bolsa Família?, inclusive no processo de salvamento e na estrutura de interoperabilidade com o e-SUS.
Essa funcionalidade garante a captação e validação do dado de forma estruturada e padronizada no sistema.
Disponibilizado o campo Sem alteração cadastral na tela 358
Local: Geral > CADSUS > Relatórios > Relação dos Pacientes para Conferência (358)
A partir desta versão, disponibilizamos o campo Sem alteração cadastral na tela Relação dos Pacientes para Conferência (358). Esse novo campo possui as seguintes opções:
Últimos 3 meses;
Últimos 6 meses;
Último ano.
Essa alteração vem com o objetivo de atender ao novo financiamento e aprimorar o controle dos dados cadastrais dos Pacientes.
Ajuste no odontograma do sistema para ficar conforme padrões odontológicos e modelo oficial do e-SUS
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
Realizamos um ajuste no odontograma do sistema, garantindo a representação correta da arcada dentária, conforme os padrões odontológicos e o modelo oficial do e-SUS.
Anteriormente, o sistema apresentava a arcada superior como um espelho da inferior. Isso resultava em uma representação incorreta, já que as duas arcadas possuem anatomias distintas.
Parâmetro para não registrar no NÓ Evolução os dados de participantes ausentes
Locais:
Geral > Configurações > Parâmetro GEM (401)
Unidade Saúde > Atendimentos > Atendimentos (266)
A partir desta versão, disponibilizamos o parâmetro exibeOcorrenciaAusenciaNoEvolucao para que seja possível o Município optar por exibir ou não, no NÓ Evolução, os dados referentes à ausência do Paciente na atividade em grupo registrada no campo de ocorrência do prontuário, mantendo essa informação apenas no Histórico Clínico.
O parâmetro exibeOcorrenciaAusenciaNoEvolucao pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Unidade de Saúde > Prontuário. O parâmetro possui as seguintes opções:
Sim (valor padrão); e
Não.
Caso o parâmetro seja definido com a opção Não, nos atendimentos da tela Consulta de Atendimentos (266), a informação de ocorrência referente à ausência do Paciente na atividade em grupo não será exibida no NÓ Evolução.
Disponibilizada a coluna Data de Nascimento no NÓ Agendamento da tela 318
Local: Unidade Saúde > Atendimentos > Recepção (318)
Visando a evolução contínua do sistema, bem como melhorar as informações para os usuários, disponibilizamos a coluna Data de Nascimento (do Paciente) no NÓ Agendamento, presente na tela Recepção (318).
A adição dessa informação diretamente na lista de agendamentos torna mais fácil e rápido localizar o prontuário correto, reduzindo erros e ganhando agilidade no atendimento.
Adequação do Sistema Celk para atender as versões do e-SUS
Para que o Sistema Celk ficasse adequado às novas versões do e-SUS, realizamos algumas alterações para garantir conformidade com o layout e evitar incoerências.
Veja as modificações feitas para atender da versão 6.2.0 até a 6.3.7:
Versão 6.3.7
Inclusão da opção TEA (Transtorno do Espectro Autista) no campo Possui alguma deficiência?: Atualizamos a Ficha de Cadastro Individual, onde incluímos a opção TEA (Transtorno do Espectro Autista) no campo Possui alguma deficiência?.
Versão 6.3.5
Inclusão de novo motivo de visita: Incluímos a opção Pessoa idosa no campo Dados da Visita (presente na tela Consulta da Ficha de Visita Domiciliar (397)) como um dos motivos de visita da Ficha de Visita Domiciliar e Territorial.
Remoção de opção de Raça/cor: Com o objetivo de qualificar os cadastros de cidadão e considerando a Portaria Nº 344 de 1º de fevereiro de 2017, removemos a possibilidade de informar Sem informação no campo Raça/cor para a Ficha de Cadastro Individual e a Ficha de Avaliação de Elegibilidade.
CID ou CIAP obrigatórios na ficha de atendimento domiciliar: Para atender a nova versão do e-SUS, passou a ser obrigatória a inclusão do CID ou CIAP na ficha de atendimento domiciliar.
Versão 6.3.4
Inclusão do procedimento de Orientação Individual em Saúde (ABPG042): Incluímos o procedimento ABPG042 - Orientação Individual em Saúde nos arquivos de estrutura da Ficha de Atendimento Odontológico Individual e da Ficha de Procedimentos.
Esse procedimento encontra-se nas seguintes telas:
Consulta de Atendimentos (266);
Consulta dos Procedimentos e-SUS (415), NÓ Procedimento.
Versão 6.3.3
Inclusão do IVCF-20: Incluímos a possibilidade de informar o registro de IVCF-20 em registros de atendimentos individuais, atendimentos odontológicos individuais e atendimentos de procedimento. Isso se dá na tela Consulta de Atendimentos (266), no NÓ Extratificação de Risco Paraná.
Versão 6.2.0
Inclusão de sinais vitais, antropometria e glicemia capilar: Incluímos um grupo de informações chamado Medições na Ficha de atendimento individual, Ficha de procedimentos e Ficha de atendimento odontológico individual.
As seguintes alterações foram realizadas:
Removemos os campos pesoAcompanhamentoNutricional e alturaAcompanhamentoNutricional da Ficha de atendimento individual, Ficha de procedimentos e Ficha de atendimento odontológico individual;
Removemos o campo perimetroCefalico da Ficha de atendimento individual;
Incluímos o grupo medicoes com os seguintes campos:
circunferenciaAbdominal: circunferência abdominal do cidadão em centímetros;
perimetroPanturrilha: perímetro da panturrilha do cidadão em centímetros;
pressaoArterialSistolica: pressão arterial sistólica do cidadão em mmHg;
pressaoArterialDiastolica: pressão arterial diastólica do cidadão em mmHg;
frequenciaRespiratoria: frequência respiratória do cidadão em MPM;
frequenciaCardiaca: frequência cardíaca do cidadão em BPM;
temperatura: temperatura do cidadão em ºC;
saturacaoO2: saturação de oxigênio do cidadão em percentual;
glicemiaCapilar: glicemia capilar do cidadão em mg/dL;
tipoGlicemiaCapilar: momento da coleta da glicemia capilar;
peso: peso do cidadão em quilogramas;
altura: altura do cidadão em centímetros;
perimetroCefalico: perímetro cefálico do cidadão em centímetros.
As alterações encontram-se na tela Consulta de Atendimentos (266), nos seguintes NÓs:
Avaliação_Unidade;
Avaliação; e
SOAP.
Inclusão da lista de problemas e condições: Incluímos um grupo de informações chamado problemasCondicoes na Ficha de atendimento individual, Ficha de atendimento odontológico individual e Ficha de atendimento domiciliar.
As seguintes alterações foram realizadas:
Removemos o o grupo problemaCondicaoAvaliada da Ficha de atendimento individual;
Removemos os campos ciap e cid da Ficha de atendimento domiciliar;
No NÓ Dados_Odonto, incluímos o campo CIAP, sendo de preenchimento obrigatório;
Incluímos o grupo problemasCondicoes com os seguintes campos:
uuidProblema: código identificador único do problema ou condição;
uuidEvolucaoProblema: código identificador único da evolução do problema ou condição;
coSequencialEvolucao: código sequencial da evolução dentro do próprio problema e condição atual;
ciap: código da CIAP2 ou AB;
cid10: código da CID10;
situacao: situação do problema ou condição;
dataInicioProblema: data de início do problema ou condição;
dataFimProblema: data de finalização do problema ou condição;
isAvaliado: indicador se o problema ou condição foi avaliado durante o atendimento.
Veja mais informações e alterações feitas:
Ficha Consulta Ficha Atendimento Individual (630) e Ficha Consulta Ficha Individual Odontológica (628): atualmente, não envia a informação para as fichas;
Removemos os campos ciap e cid da Ficha de atendimento domiciliar.
Complexo Regulador
Disponibilizada a coluna Estimativa de espera (dias) na tela de Fila Pública de Agendamentos
Local: Lista Pública
A partir desta versão, realizamos uma melhoria na tela de Fila Pública de Agendamentos, onde disponibilizamos a coluna Estimativa de espera (dias). Essa nova coluna apresenta o número de dias previsto para que o Paciente seja atendido.
Para que essa informação seja apresentada no sistema, torna-se necessário configurar alguns parâmetros.
Veja mais informações:
Para que a coluna Estimativa de espera (dias) passe a ser apresentada no sistema, deve-se definir o parâmetro exibirColunaTempoMedioDeEspera como Sim (valor padrão: Não).
Informação!
O parâmetro exibirColunaTempoMedioDeEspera pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Agendamento > Lista Pública.
Além do parâmetro exibirColunaTempoMedioDeEspera, também há o parâmetro QuantidadeDeAgendamentoConsideradaParaoCalculoDeMediaDeEspera, no qual o usuário pode definir o valor que vai ser usado para determinar quantos agendamentos devem ser considerados para o cálculo da média (valor padrão: 10). Esse parâmetro também é configurado na tela Parâmetro GEM (401), em Agendamento > Lista Pública.
Importante!
A média de espera foi feita com base em dados históricos. Já a Data Prevista é feita com base em agendas criadas, não em dados históricos.
Além disso, também adicionamos um campo de observação no sistema, que traz a informação de quando tal pesquisa foi realizada, mostrando a data e horário da pesquisa.
Veja uma imagem de exemplo da coluna Estimativa de espera (dias):

Veja uma imagem de exemplo da pesquisa realizada:

Essa melhoria no sistema tem o objetivo de trazer os seguintes benefícios aos usuários:
Maior transparência: apresentação da última atualização dos dados;
Melhor experiência do usuário: uma nova coluna com o tempo médio de espera;
Reforço na segurança: garantia de comunicação 100% HTTPS.
Gestão de Materiais
Inclusão do Número de registro do medicamento e Nome do farmacêutico responsável na etiqueta de produtos
Local: Materiais > Estoque > Relatórios > Impressão de Etiqueta de Produtos (462)
Para que a Celk Sistemas ficasse em conformidade e adequada à RDC 67/2007, implementamos uma melhoria na tela Impressão de Etiqueta de Produtos (462). Agora, as etiquetas geradas passam a incluir o Número de registro do medicamento e o Nome do farmacêutico responsável, garantindo maior conformidade normativa e rastreabilidade dos produtos dispensados.
Importante!
Para o correto funcionamento da funcionalidade, torna-se necessário associar o medicamento necessário à OBM. Para isso:
Acesse a tela Consulta de Medicamentos (94);
Defina o campo OBM como sendo Sim;
Associe o medicamento desejado à lista da OBM;
Salve as alterações.
Exibição do campo Saldo Farmácia na tela 44
Local: Materiais > Dispensação > Dispensação de Medicamentos/Materiais (44)
A partir desta versão, realizamos uma alteração no sistema para que o campo Saldo Farmácia passe a ser apresentado na tela Dispensação de Medicamentos/Materiais (44) com valores atualizados em tempo real, logo abaixo do nome do medicamento. A exibição dessa informação ocorre independentemente do atendimento, refletindo o estoque da farmácia da Unidade logada.
Essa melhoria vem com o objetivo de otimizar o fluxo de trabalho nas Unidades, evitando a necessidade de consultas externas ao estoque, além de facilitar o controle e a tomada de decisão do profissional na dispensação.
Inclusão do campo Responsável pela Conferência - Conferido Por na Nota de Transferência gerada pela tela 112
Local: Materiais > Pedido > Lançamentos > Enviar Pedido Transferência (112)
A partir desta versão, disponibilizamos o parâmetro liberaTodosCamposAssinatura na tela Parâmetro GEM (401). Esse novo parâmetro traz consigo a inclusão do campo de assinatura para Responsável pela Conferência - Conferido Por na Nota de Transferência gerada pela tela Consulta dos Pedidos de Transferência (112).
Para que o campo Responsável pela Conferência - Conferido Por passe a ser apresentado na Nota de Transferência, torna-se necessário defini-lo como sendo Sim (valor padrão: Não).
Informação!
O parâmetro liberaTodosCamposAssinatura pode ser definido na tela Parâmetro GEM (401).
Essa melhoria, por sua vez, está disponível para transferências realizadas tanto via pedido comum quanto pelo almoxarifado. Com isso, essa alteração visa garantir a identificação completa dos envolvidos na logística de transporte e recebimento de materiais.
Vacinas
Atualização nas regras da Vacina COVID-19 Pfizer Pediátrica do Sistema Celk conforme o Calendário Nacional de Vacinação
Local: Vacinas > Cadastros > Calendário de Vacinação (33)
Para que o Sistema Celk ficasse em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação - Versão LEDI e-SUS, atualizamos o cadastro e integração da VACINA COVID-19-RNAM, PFIZER (COMIRNATY) PEDIÁTRICA. Com isso, o sistema passa a apresentar e permitir o uso dessa vacina com os parâmetros atualizados, garantindo conformidade com as exigências da RNDS.
Veja as modificações:
Vacina (99) COVID-19-RNAm, Pfizer (Comirnaty) Pediátrica ROTINA (1):
Criada (8) DOSE (D)
Criada (10) REVACINAÇÃO
Vacina (99) COVID-19-RNAm, Pfizer (Comirnaty) Pediátrica ESPECIAL (2):
Criada (1) 1ª DOSE (D1)
Criada (2) 2ª DOSE (D2)
Criada (3) 3ª DOSE (D3)
Criada (8) DOSE (D)
Criada (10) REVACINAÇÃO (REV)
Criada (32) 1ª DOSE REVACINAÇÃO (D1REV)
Criada (33) 2ª DOSE REVACINAÇÃO (D2REV)
Criada (34) 3ª DOSE REVACINAÇÃO (D3REV)
Vigilância em Saúde
Implantação do fluxo automatizado de Dispensa de Licença Sanitária para Atividades de Baixo Risco
Local: Vigilância > Vigilância Sanitária > Processos > Consulta dos Requerimentos/Protocolo (245)
A partir desta versão, realizamos a implantação do fluxo automatizado de Dispensa de Licença Sanitária para Atividades de Baixo Risco. O processo de Dispensa de Licença Sanitária para Atividades de Baixo Risco possui uma validade de 12 meses, precisando ter o campo do texto preenchido pelo Cliente devido às variações das legislações Estaduais e Municipais.
Para que seja possível usar essa funcionalidade, torna-se necessário definir o parâmetro DispensaLicençaSanitáriaAtividadesBaixoRisco como sendo Sim. Com isso, a declaração é gerada após o preenchimento dos dados necessários. Além disso, é possível fazer o acompanhamento das declarações emitidas em Criar relatório gerencial, com filtros por período e dados do estabelecimento na tela Consulta dos Requerimentos/Protocolo (245).
Importante!
O parâmetro referente ao Questionário de Risco deve ser desabilitado para que seja possível gerar a declaração;
O parâmetro DispensaLicençaSanitáriaAtividadesBaixoRisco pode ser configurado na tela Parâmetro GEM (401).
Atualizado
Isto foi útil?